Ballet Intergalático

O rooftop do Metropolitan Museum, que fica fechado durante o inverno, reabriu na semana passada com muita pompa. Isso porque foi inaugurada a exposição que ocupará o Cantor Roof Garden durante os próximos meses, chamada “ParaPivot”. Como a cada ano, um artista é convidado para assinar uma instalação site specific no terraço – e quem foi escolhida este ano é a polonesa Alicja Kwade.

A artista plástica polonesa radicada na Alemanha: Alicja Kwade

Conhecida pelas obras que desafiam as leis da física e criam uma espécie de ilusão ótica, a artista polonesa radicada na Alemanha nunca tinha feito uma exposição solo nos Estados Unidos. Para honrar o convite, criou uma instalação que já está sendo considerada uma das mais incríveis do terraço do Met. A escultura, de duas partes, evoca um Astrolábio – um antigo instrumento grego usado para projetar os caminhos orbitais do planeta – que nos faz refletir sobre nosso lugar no universo e os modelos e sistemas que nos guiam.

Cada uma das nove esferas é extraída de mármore de diferentes locais da Europa, Ásia e América do Sul. A esfera branca leitosa, no chão, vem de Carrara, na Itália; a  cinza no topo é da Índia. A vermelha é feita de mármore português (e nos lembra de Júpiter!) e a outra com o tom branco-azulado é feita de Urano e a esfera de quartzo Masi verde veio da Finlândia.

O mais legal é caminhar ao redor da instalação e notar como os feixes enquadram diferentes partes do horizonte da cidade. Ou então, simplesmente olhar para cima e dançar junto com o ballet intergalático criado pela artista. O local será certamente o point das selfies nessa primavera nova iorquina.

 

 

 

Installation View

“Estamos todos jogando este jogo”, diz Alicja, “todos os dias as coisas parecem tão importantes. Mas, em seguida, você diminui o zoom e percebe que está em pé com outros 7 bilhões de pessoas em uma esfera giratória. A partir dessa perspectiva, ficamos contentes por – simplesmente- estarmos aqui.”

“ParaPivot” fica em cartaz no rooftop do Metropolitan Museum of Art (1000 Fifth Avenue) até 27 de outubro em Nova York.