Milão em Foco

A Semana de Design em Milão está começando! Hoje é o start oficial, mas o 58º Salone del Mobile inaugura amanhã, reunindo os principais nomes do design mundial. E como em todos os anos, o A Cor da Casa traz para você um overview do que está mais quente na feira e apresenta alguns dos brasileiros envolvidos neste que é o maior e mais importante evento de design e decoração internacional.

E para começar com uma boa notícia, já vamos logo avisando: 2019 é o ano com o maior número de empresas brasileiras na feira. Sete indústrias de móveis do Brasil estão participando como expositoras, com peças de design assinado e autoral. Nesta edição, participam três empresas a mais que em 2018. São eles: Cristais São Marcos, Essenza, Lovato, Salvatore, Ornare, Lazz Interni e Uultis/Herval, sendo que essas duas últimas já participam pelo segundo ano consecutivo. “Este é o momento do design brasileiro no mundo. O Brasil está sendo reconhecido como um forte polo criativo. E também é considerado uma inspiração para os centros tradicionais do design”, diz a presidente da ABIMÓVEL, Maristela Longhi.

 

 

 A Ornare participa do iSalone 2019 em Milão pela primeira vez e apresenta o novo conceito e a nova coleção west.east desenhada por Ricardo Bello Dias e Studio Ornare, coordenado por Murillo Schattan.

 

Em comemoração à 18ª participação de Pedro Franco no Salão Internacional do Móvel de Milão, a A Lot of Brasil apresenta peças inéditas e ícones da carreira do designer, figurando ao lado de grandes empresas europeias como única marca brasileira presente no Pavilhão 20, o principal espaço da feira.

Além da presença como expositoras no Salone del Mobile, a ABIMÓVEL e a APEX-BRASIL também estão levando, por meio do Projeto Brazilian Furniture, marcas brasileiras para expor no Fuorisalone, na mostra Be Brasil, no Museo dela Permanente, na Via Turati, no distrito de Brera. As empresas brasileiras do Projeto Brazilian Furniture na Be Brasil são: Boulle, Butzke, Cristais São Marcos e Lovato.

 

A linha Degrau de Pedro Braga será apresentada na Be Brasil. É composta por mesa lateral, mesa de centro e espelho de parede, seguindo a estética característica das criações da marca, nas quais a provocação visual e/ou reflexiva é um ponto comum. A mesa possui uma forma simples se não fosse pelo ruído visual causado pela descontinuidade do tampo, transmitindo a sensação de um desnível, ou degrau.

Agora saindo um pouco do tema Brasil. O grande homenageado da feira esse ano é Leonardo da Vinci, pelo 500º aniversário de sua morte. O grande mestre deixou o

cidade sofisticada de Florença, berço da Renascença em 1482, com destino a Milão – uma cidade que já estava no centro de uma das regiões mais produtivas da época, e aberta para todo tipo de desenvolvimento tecnológico. Ele trabalhou em Milão como artista, arquiteto, engenheiro e cientista por mais de vinte anos, deixando um grande legado. “AQUA Visão de Leonardo” é uma instalação site specific que vai narrar um pequeno fragmento do Renascimento e falar sobre o futuro de Milão. O Conca Dell’Incoronata será coberto com uma inserção arquitetônica na forma de uma grande extensão de água, na borda da qual uma enorme tela de LED se tornará uma janela para a futura Milão. Por baixo dessa estrutura, por dentro do canal em si, um gabinete de curiosidades será criado, onde os visitantes podem experimentar toda a beleza, energia e forma da água, envoltos em imagem e som.


Acompanhe aqui todas as curiosidades da Semana de Design de Milão, no A Cor da Casa.