Apenas um olhar

A economista Fabienne Bezerra,  aproveitou um período de férias para decidir se debruçar à criação do livro “Apenas um olhar”, dedicado a sua paixão de transformar mesas em arte, no universo que mais ama: o de receber amigos com beleza e amor. No livro, a autora convida o leitor a uma viagem rica em fotos artísticas e delicados detalhes, entre cores, luzes e tons, sob as lentes sensíveis da fotógrafa Isabel Corçao e arranjos de flores de Bia Pedrini da Officina Floreale & Co. O livro, “Apenas um olhar”, será lançado hoje, reunindo uma coletânea com mais de trezentas e setenta fotos de criações decorativas de sessenta mesas, nos mais belos cenários do Rio de Janeiro.

Fabienne Bezerra com seu livro “Apenas um olhar” (foto: Rogerio Ehrlich)

Fabienne, nascida de uma família de sete filhos, conta que em sua casa, era nas refeições, que se dividiam alegrias, tristezas, histórias, aprendizados e conquistas, por isto a mesa lhe remete um ritual importante de vida, amor e amizades, nascendo daí sua paixão por florir, enfeitar e eternizar ainda mais estes momentos. “Acredito que uma mesa antes vazia pode se transformar num lugar de refúgio, união e acolhimento quando povoada. Para mim não é apenas onde realizamos as refeições, ou saciamos a fome. O convívio entre as pessoas alimenta a alma”, explica a autora, que traduziu isto nas centenas de páginas, suas  mesas em convites poéticos, para sentar- se e embarcar em cenários lindos de detalhes e fantasias.

Apaixonada pela delicadeza das flores e pela beleza mutante da natureza acredita que o melhor lugar do mundo é em torno da mesa com quem se ama; por isso decidiu unir o hobby de receber com amor e colocar beleza e arte nas mesas, apresentando suas criações nas quatrocentas páginas do livro.  Com centenas de fotos e profundas citações de Olavo Bilac, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Vincent Van Gogh, Mario Benedetti, Paulo Leminski, Clarice Lispector Caetano Veloso e Cora Coralina, entre outros; o livro também traz capítulos poéticos sobre juventude, amor, amizades e vida.  

Os cenários escolhidos para as fotos e criação das mesas, homenageiam as paisagens mais belas do Rio de Janeiro. Entre elas: a Casa com Arte no Joá e o Hotel Boutique La Suite by Dussol na Joatinga, o Restaurante Rubaiyat no Jardim Botânico, o novo Hotel butique Yoo2 no Flamengo, o Hotel Villa Rasa e Restaurante Farinatta Bistrô em Búzios, as areias do Condomínio do Frade em Angra, além do Hotel Fazenda União em Itaipava  e uma casa em Araras, com campos de lavanda, que estampa a capa do livro.

Hotel Boutique La Suite by Dussol na Joatinga

 Restaurante Rubaiyat

Apartamento no Joá

A autora atribui o resultado final do livro, à sofisticada direção de arte e ousado projeto gráfico da designer Priscila Bodin, formada em comunicação visual, mas também estilista pelo Instituto Marangoni Paris, que trouxe para a obra um olhar apurado, com influências da arte, arquitetura e moda.

  

O lançamento do livro “Apenas um olhar” será hoje, no Copacabana Palace, com parte da renda revertida para o Projeto Bees of Love. E para inspirar os convidados, contará ainda com exposição de mesas criadas especialmente para a ocasião pelas lojas Tânia Bulhões, Tutto per la Casa, Cerâmica Luiz Salvador, Unihome e Sta Cruz Home Bazaar.