Brasilidade Atrás do Vidro

Às vésperas da Feira de Milão e abrindo o calendário brasileiro de eventos de decoração e design de 2019, o CasaShopping promove, a partir de hoje,  a 3ª edição da mostra “Atrás do Vidro – Vitrines Assinadas”. Com o tema brasilidade, cerca de 100 arquitetos, designers de interiores e paisagistas apresentam ideias criativas para salas de estar e de jantar, varandas, quartos e cozinhas, com as novas coleções de aproximadamente 70 lojas do shopping.  

 

Entre os profissionais participantes estão: Duda Porto, Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge (Artis Design), Paula Neder, Camila Avelar e Bruno Carvalho, Rodrigo Béze, Carlos Carvalho e Caio Carvalho (Studio Ro+Ca), Erick Figueira de Mello, Mario Santos, Luiz Fernando Grabowsky e Ivan Rezende.

 

Confira um preview do que poderá ser visto na mostra:

Paula Neder levanta a bandeira da brasilidade se inspirando no Modernismo brasileiro, especialmente na arquitetura modernista. A arquiteta criou uma linha de tapetes para a Avanti, que será lançada na Atrás do Vidro. Lembrando que um dos responsáveis por tornar o Brasil mundialmente reconhecido pelas suas obras foi o modernista Oscar Niemeyer, Paula selecionou uma poltrona assinada pelo arquiteto para compor o espaço do evento. “A defesa de um novo ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural do país fazem do modernismo um estilo muito marcante para a identidade brasileira. Assim, vamos transpor o grafismo da arquitetura modernista para o espaço,” conta Paula.

Ivan Rezende assina uma das vitrines da Novo Ambiente. Entre as novidades apresentadas, o banco Pi, assinado por ele, é a estrela da vitrine, chamando a atenção por sua espessura delgada e formato que remete à letra grega π. Feito em chapa de aço carbono, o banco conta também com um cachepot em uma das extremidades. “A concepção da vitrine busca o clima que antecede o embarque da peça para sua viagem de lançamento”, conta Ivan, revelando que a peça será exposta no espaço Be Brasil, durante a Semana de Design de Milão. “A vitrine será composta por placas de compensado apoiadas sobre pernas de 3”, onde serão impressas as informações sobre o banco, numa alusão às impressões de exportação características dessa embalagens”, detalha o arquiteto e designer.

 

Banco Pi, por Ivan Rezende x Novo Ambiente

 

A arquiteta Rachel França faz, na Metro Quadrado, uma homenagem à arquiteta Janete Costa, uma das maiores conhecedoras de arte popular brasileira. “O espaço tem paredes revestidas com papéis de parede em tons de verde e é decorado com uma poltrona de bambu, bancos de madeira e elementos como carrancas, artesanato pernambucano, cocar e patuás indígenas. Fiz uma ampla pesquisa sobre o trabalho de Janete para criar um cantinho de descanso que representa a brasilidade na decoração,” Raquel explica.

 

Rachel França x Metro Quadrado (foto: André Nazareth)

 

O arquiteto Sérgio Novaes criou uma atmosfera clássica e industrial para dar o tom da cozinha de ilha na Celdom. O piso é de porcelanato branco polido com tozetos pretos – detalhes pequenos de cerâmica que se encaixam no meio da junção de peças maiores, criando novas padronagens. “Para não cair na monotonia, a marcenaria, um painel de MDF revestido com verniz alto brilho, lançamento da Eucatex, é num tom de azul que destaca os equipamentos, embutidos, todos de aço escovado e vidro preto,” conta o arquiteto.

A mostra “Atrás do Vidro” inaugura hoje, 4 de abril, no CasaShopping: Avenida Ayrton Senna, 2150 − Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.