Sonhando Acordado

Estamos numa onda artsy contagiante… O A Cor da Casa começou a semana mostrando a incrível exposição a céu aberto que está acontecendo em pleno deserto californiano, a Desert X, no Vale do Coachella. Dias depois, falamos sobre a mostra em homenagem à Frida Kahlo em cartaz no Brooklyn Museum. E hoje, para fechar com chave de ouro, vamos falar sobre outra exposição a céu aberto nos Estados Unidos, mas dessa vez, longe dos vales californianos. Em Nova York, a longa avenida Broadway foi tomada por um conto de fadas.

 

A convite da Broadway Mall Association, a artista plástica Kathy Ruttenberg projetou esculturas em grande escala para ficarem em pontos diversos da avenida mais famosa da cidade. Chamada “In dreams awake”, ou “sonhando acordado”, a exposição contém seis esculturas site-specific entre as ruas 64th Street e 157th Street. Ruttenberg combinou formas humanas, de plantas e de animais para criar obras que dão vida a um mundo fantástico no qual diferentes espécies se fundem e figuras servem como paisagens.

“Topsy Turvy”, na 117th Street

Ms. Mighty Mouse”, na 79th Street

As esculturas oferecem aos pedestres um refúgio para escapar da intensidade de Nova York e vivenciar fábulas em pleno caos urbano. A narrativa mágica da floresta faz com que o pedestre pare e reflita para desvendar o mistério de cada obra. Uma sensação, que segundo Ruttenberg, é como acordar e tentar se lembrar de um sonho.

“All the world’s a stage”, na 64th Street

 

“Fish Bowl”, na 57th Street

A artista, que pratica a técnica do visual storytelling, usou uma variedade de materiais para construir as esculturas, incluindo bronze patinado, mosaico de vidro, resina de elenco transparente e iluminação LED, todos cuidadosamente orquestrados. A interação entre cor e forma, opacidade e transparência, e até a própria luz usada como um meio, realça a natureza teatral da arte dela.

A exposição “In dreams awake” está em cartaz na Broadway até o final do mês. É só passear e observar! E para facilitar, clique aqui para conferir os pontos exatos na cidade onde pode-se encontrar as esculturas.