Presente de Arquitetura

O escritório de arquitetura suíço Herzog & de Meuron acaba de fazer uma doação generosa ao MoMA (Museum of Modern Art) de Nova York. O presente consiste em maquetes, desenhos e outros materiais que documentam 24 anos de projetos pela firma premiada pelo Pritzker em 2001, o Oscar da arquitetura.

os arquitetos premiados Jacques Herzog e Pierre de Meuron

Atuando desde 1978, e com um portfólio de dar inveja, Herzog & de Meuron já projetaram prédios residenciais e públicos, instituições de cultura, como o CaixaForum de Madrid, o Tate Modern em Londres e o Pérez Art Museum em Miami e até estádios esportivos, como o estádio da Olimpíada em Pequim (2008). Os projetos vão de Miami a Hong Kong, passando nesse meio do caminho pelo Canadá, Estados Unidos, Europa…

o museu Tate Modern em Londres, na Inglaterra

o museu CaixaForum em Madrid, na Espanha

O estádio esportivo de Pequim, na China

A doação inclui material de projetos completos e incompletos de 1994 a 2018. Entre eles, a Dominus Winery de Napa Valley (1998) na Califórnia, o 1111 Lincoln Road Car Park de Miami (2010) e o Elbphilharmonie Hamburg Concert Hall, na Alemanha (2016).

 

projeto do Elbphilharmonie Hamburg na Alemanha

projeto do 1111 Lincoln Road car park em Miami Beach na Flórida

projeto do arranha-céu 56 Leonard Street em Nova York

O MoMA recebeu o presente de braços abertos e planeja exibir os trabalhos depois que a reforma do museu se conclua no ano que vem. Eles ficarão expostos ao lado de outros projetos do escritório que já pertencem ao museu. Afinal, o MoMA é conhecido por exibir com toda pompa mostras arquitetônicas, como fez recentemente com a retrospectiva do grande Frank Lloyd Wright.