Animação em Exposição

Quem vai passar o Carnaval no Rio e procura lazer alternativo à folia, terá uma agenda cultural agitada por compensação. Na semana passada já falamos aqui no A Cor da Casa da exposição-instalação de Renata Adler na Casa de Cultura Laura Alvim, e hoje a dica cultural do dia agradará a toda a família, principalmente os pequenos. De 6 de fevereiro a 15 de abril de 2019, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio recebe a “DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela”, exposição do estúdio de animação Dreamworks.

 

A DreamWorks é responsável por animações como Shrek, Como Treinar Seus Dragão, Kung Fu Panda, Madagascar e outros sucessos. A exposição, que já passou por vários países, traz para o Rio mais de 400 itens originais, com modelos, maquetes,  artes conceituais, storyboards, fotos, máscaras, pinturas e vídeos de bastidores do estúdio. Idealizada e criada pelo instituto australiano de artes, tem como objetivo principal mostrar os diversos processos realizados para a criação de uma animação de grande orçamento.

A exposição é dividida em quatro seções. Em “Characters” será possível ver a evolução do que realmente confere vida aos filmes produzidos pelo estúdio, do conceito original dos desenhos e sketches às personalidades totalmente construídas – como Po, de Kung Fu Panda (2008), os Zoosters de Madagascar (2005), e a gangue do carismático ogro Shrek.

Em “Story”, o visitante confere o processo de construção de uma história completa, da inspiração ao desfecho. Telas digitais vão mostrar os enredos originais de Shrek e Madagascar e também recriarão uma sessão de brainstorming de Os Sem-Floresta.

Já em “World” o destaque fica para a magia incorporada ao universo dos filmes do DreamWorks Animation. Uma projeção de 180 graus, criada especialmente para a mostra, vai levar o visitante a sobrevoar a cidade viking de Berk a partir das costas de um dragão.

Haverá ainda o “Drawing Room”, a última parada da exposição. Nessa área, os quiosques especialmente projetados permitirão que o público desenhe e crie um curta animado, a partir da tecnologia do estúdio DreamWorks Animation.

“DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela” fica em cartaz no CCBB Rio (Rua Primeiro de Março, 66, Centro) de 6/2 a 15/4, e a entrada é gratuita.