Tropi Miami

O recém-inaugurado restaurante Swan em Miami é the talk of the town. Por vários motivos! Podemos começar dizendo que os sócios do restaurante são simplesmente o cantor americano Pharrell Williams e David Grutman, um dos restauranteurs mais renomados do pedaço. A convite desses donos pesos-pesados, quem assina o cardápio é o Chef Jean Imbert (do seriado Top Chef) e os interiores são cuidadosamente desenhados por Ken Fulk, que elaborou um projeto em tons candy pra lá de especial. E a cereja do bolo é a localização do Swan, que fica no Miami Design District, o mais novo bairro da cidade voltado ao mercado de luxo da moda, design, arte e gastronomia. Nos últimos cinco anos, a região que fica ao norte de Downtown Miami foi completamente remodelada pelo empresário Craig Robbins e hoje reúne grifes como Hermès, Dior, Gucci e Dolce Gabbana.

O A Cor da Casa faz um passeio pelo projeto de interior design do restaurante Swan, que passa pela leve paleta de rosas pastéis aos tons mais intensos de verdes.

Ken Fulk, com escritórios em São Francisco e Nova York,  mais do que um arquiteto ou decorador, é conhecido por ser um curador de lifestyle. Além de projetos de interiores de casas, restaurantes e hotéis, ele também decora grandiosos casamentos e exuberantes festas pelo mundo.

Para o Swan, Ken Fulk escolheu cores leves e doces que o lembram de Miami nos anos 20, considerado o momento auge da cidade. Por isso, ao entrar no Swan, o cliente tem uma sensação de estar voltando atrás no tempo. O estilo art-déco tropical fica claro através das luminárias de teto com franjas, o tipo de azulejo usado no piso e também nos motivos de diamante espalhados pelas superfícies.

O designer adicionou um toque feminino aos ambientes para dar leveza ao ambiente, que é ativada através do uso abundante do cor-de-rosa e com os móveis românticos em tons cremes e off-whites. As paredes são cobertas por revestimentos da famosa House of Hackney e quadrinhos com sketches de moda garimpados por Fulk em galerias internacionais.

O corredor que leva à cozinha e aos banheiros tem suas paredes cobertas por um revestimento de folhas tropicais em verde escuro. Esse corredor também dá acesso ao salão reservado, que pode ser reservado para festas particulares, e também para um espaço que será ocupado por um café, aberto apenas durantes as manhãs.

Mas o mais bacana é o espaço externo, que não fica debruçado na calçada, por ser rodeado por um muro de eras. Isso cria um clima intimista de pátio interno e possibilita os clientes a apreciarem o clima tropical de Miami ao ar livre – mesmo no inverno.

O branding completo do restaurante foi desenvolvido pelo escritório de Fulk, que pensou em todas as louças usadas, a música que é tocada, etc. Destaque para os pratos de porcelana decorados com florais rosas e verdes, que combinam em perfeita harmonia com a logomarca do Swan.

Swan, que já é queridinho dos brasileiros visitantes e radicados em Miami, fica na 90 Northeast 39th Street, no Miami Design District.