Os novos donos do Copa

A notícia veio em dezembro e chamou a atenção dos cariocas na semana agitada que antecede o Natal: O Copacabana Palace, da rede britânica Belmond, foi comprado pelo conglomerado de luxo francês LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton). O que pouca gente notou na época é que não foi só o nosso queridíssimo Copa que trocou de dono. Toda a rede Belmond foi incorporada na LVMH, numa compra fechada em 3.2 bilhões de dólares americanos em uma estratégia para levantar o perfil do grupo em termos de hotelaria. E que levantada!

 

 

O grupo, conhecido por ser dono das grifes Louis Vuitton, Moët & Chandon, Fendi, Guerlain e Christian Dior, já tinha alguns hoteis em seu guarda-chuva, como o hotel de luxo Cheval Blanc, em Courchevel, e os hotéis Bvlgari pelo mundo. O porta-voz do grupo LVMH declarou para a imprensa que “o futuro do luxo está não só em bens materiais como nas experiências de luxo,” justificando portanto a aquisição bilionária.

 

Além do Copa, outros grandes ícones mundiais da hotelaria também passam agora para debaixo das asas do conglomerado francês, como o Sanctuary Lodge- o único hotel dentro do Machu Picchu no Peru -e o cinematográfico Hotel Splendido em Portofino, na riviera italiana.

 

 

Além desses, são outros 44 hotéis, restaurantes, trens, cruzeiros de rio e propriedades localizados em destinos exóticos e diferenciados mundo a fora. No Brasil, além do Copacabana Palace, a rede britânica também é dona do deslumbrante Hotel das Cataratas, o único dentro do Parque Nacional em Foz do Iguaçu.

 

 

O Copacabana Palace, inaugurado em 1923, já hospedou – e continuará hospedando – grandes nomes mundiais e celebrando as melhores festas do Rio. Brigitte Bardot, Louis Armstrong, Princesa Diana, Freddie Mercury, Paul McCartney e Mick Jagger são apenas alguns dos VIPs que por lá passaram. Nesse meio tempo, já teve dono brasileiro (família Guinle), donos britânicos (Orient Express e Belmond) e agora chega às mãos francesas. Acompanharemos o sucesso do ícone carioca nessa sua próxima fase – cheia de bom gosto e muito luxo toujours.