Design em Cartaz

Para começar o ano com o pé direito, nada como explorar as exposições de design em cartaz pelo mundo. Arquitetura, arte, design, moda e urbanismo são temas explorados por essas mostras abaixo que inspiram a nossa criatividade e instigam a nossa curiosidade. De Nova York, Londres, Rotterdam e chegando até Weil am Rhein, atravessamos um oceano mostrando o que há de melhor em cartaz até março de 2019. Embarque nessa viagem criativa e desfrute…

Em Nova York:

A Estrada Adiante: Mobilidade Reimaginada

O Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum observa o impacto da tecnologia nas cidades futuras e o sistema de transporte. Com 40 projetos de design, e ainda projetos de pesquisa de instituições como o MIT (Massachutes Institute of Technology), a exposição fica em cartaz até 31 de março.

 

O museu Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum fica na 2 E 91st Street, em Nova York.

 

O Valor do Bom Design

Em cartaz até 27 de março, a exposição selecionou uma série de objetos que vão desde artefatos domésticos como eletrodoméstico, cerâmica e vidro- e até design de transporte e brinquedos. O objetivo é explorar o potencial democratizador do design. Inclui também as próprias iniciativas bacanas do MoMA dos anos 30 aos 50, que celebravam o design contemporâneo acessível.

 

O MoMA fica na 11 West 53 Street, Nova York.

 

Siah Armajani: Siga Essa Linha

Com cerca de 100 trabalhos do artista iraniano-americano Siah Armajani, a retrospectiva apresenta um panorama de suas esculturas, instalações, desenhos e maquetes arquitetônicas. A exposição inclui obras do período de 1960-1970 – jamais vistas.

 

A exposição inaugura no dia 20 de fevereiro e fica em cartaz até 2 de junho no Met Breuer, localizado na 945 Madison Ave, Nova York.

 

Em Londres:

Grace Wales Bonner

A Serpentine Sackler Gallery apresenta a coleção primavera/verão 2019 da estilista Grace Wales Bonner, que promete “colapsar tempo e espaço”. Acompanhada por uma série de workshops de meditação da compositora Laaraji e ainda práticas ritualísticas do mundo todo, a exposição transcende a definição do design. Em cartaz até 16 de fevereiro.

 

A Serpentine Sackler Gallery fica na West Carriage Drive, em Londres.

 

David Adjaye: Fazendo Memórias

David Adjaye é um dos nomes mais queridos da arquitetura internacional e contemporânea no momento. Não à toa ele é tema de uma importante exposição no Design Museum, onde vai expor maquetes e conceitos de sete obras recentes. A pergunta que ele faz para expectador é: como um edifício pode alterar a nossa percepção de eventos, e como a arquitetura – fora as palavras – pode ser usada para contar histórias?  Entre os trabalhos que serão apresentados na exposição estão o grandioso Smithsonian National Museum of African American History and Culture em Washington, nos EUA, e o londrino Holocaust Memorial and Learning Center. Afinal, são exemplos de como Adjaye usa a arquitetura e a forma para refletir sobre a história, memória e para registrar vidas humanas.

 

A exposição será inaugurada no dia 2 de fevereiro e fica em cartaz até 5 de maio no Design Museum- 224-238 Kensington High St, Londres.

 

Christian Dior: Designer de Sonhos

A retrospectiva do trabalho de Christian Dior vai de 1947 ao momento presente. A exposição observa a história e influência do estilista francês que é referência de elegância e estilo – além de explorar a sua relação e impacto de seu trabalho no Reino Unido.

 

A exposição entra em cartaz no dia 2 de fevereiro – 7 de julho no V&A, Cromwell Road, Londres.

 

Em Weilm am Rhein:

Lake Verea: Paparazza Moderna

Com um approach divertido para a fotografia arquitetônica, essa exposição explora o trabalho das mexicanas Francisca Rivero-Lake e Carla Verea na série “Paparazza Moderna”. Fotos de edifícios modernistas de Walter Gropius e Marcel Breuer são um dos destaques.

 

A exposição inaugura no dia 2 de fevereiro e fica em cartaz até 7 de julho no Vitra Design Museum – Charles-Eames-Straße 2, em Weil am Rhein.

 

Em Roterdam:

Bauhaus: Pioneiros de um Mundo Novo

Esse ano marca o centenário da influente escola de design Bauhaus. Por isso, muitas homenagens estão em voga. O A Cor da Casa recomenda em especial essa retrospectiva em Rotterdam que apresentará o trabalho de mais de 60 artistas plásticos, designers e arquitetos holandeses- todos que estiveram envolvidos com o Bauhaus entre 1919 e 1933.

 

A exposição inaugura em 9 de fevereiro e fica até 26 de maio no Museum Boijmans Van Beuningen, Museumpark 18, Rotterdam.