Apês Cariocas

Viajar na era Airbnb é uma experiência completamente diferente. Em vez de hotéis, apartamentos charmosos para brincar de residente de uma cidade que não é a sua. Foi pensando nisso que o arquiteto urbanista Rodrigo Sambaquy, sócio da premiada RAF Arquitetura, decidiu investir em apartamentos para aluguel de temporada no Rio de Janeiro. Aproveitando a oferta de imóveis com preços melhores na Zona Sul, comprou e reformou um apartamento em Ipanema e outro no Leblon criando projetos que façam o hóspede se sentir tão bem, ou melhor, do que na própria casa. São completamente equipados, com acabamentos contemporâneos, práticos e com móveis de design. “Reformei os imóveis com a exigência que eu tenho não só para os meus clientes mas como se fossem feitos para eu mesmo morar,” conta o arquiteto.

Rodrigo Sambaquy é adepto do lifestyle de viajar e alugar apartamentos por onde passa. Esse ano, ficou um mês em Londres morando em um Airbnb. Em suas viagens para Paris, Lisboa e Edimburgo, fez a mesma opção. “Você tem uma autonomia diferente do que quando se hospeda em hotéis, pode ir ao supermercado, comprar as coisas que gosta de comer, receber amigos em casa, e ainda é mais econômico!” ressalta ele.

Foi no carnaval de 2018 que o “Studio do Arquiteto” foi inaugurado no coração de Ipanema, a duas quadras da praia. Um loft carioca que acomoda até quatro hóspedes e custando a partir de R$300,00 a diária – preço bem melhor do que os hotéis do bairro.

Resultado: passou o ano inteiro alugado, frequentado por turistas e brasileiros de outros estados que escolheram o Rio como destino de férias. O apartamento tem um clima de loft contemporâneo urbano, com toques praianos. O piso cimentado e a paredes de tijolinho dão uma textura moderna ao imóvel.

Armários da Florense e objetos de design como o Eames Bird, da Vitra, fazem do apartamento um local de desejo de todos que passam por ali.

O “Apartamento do Arquiteto”, na Rua Humberto de Campos do Leblon, acaba de ser inaugurado e está aguardando a chegada dos primeiros hóspedes para o aguardado Réveillon carioca. Como em Ipanema, a capacidade do apartamento no Leblon também é para quatro hóspedes.

O estilo é parecido, mas tem uma pegada um pouco mais industrial, com esquadrias pretas, piso madeirado tipo de demolição, quadrinhos da Urban Arts e iluminação a partir de fios de gambiarra.

“Tem um clima de rusticidade clean,” define Rodrigo, que escolheu a dedo todos os objetos de decoração, como os quadrinhos de estudos de pássaros e araras brasileiras.

“Studio do Arquiteto”, em Ipanema

“Apartamento do Arquiteto”, no Leblon