Arquitetura em Páginas

O A Cor da Casa começa a partir de hoje a dar dicas de presente de Natal para quem gosta de bom design. Começamos com uma dica que vai agradar quem aprecia a arquitetura carioca. O livro “Arquitetura Carioca Hoje” foi lançado na semana passada em grande estilo na Galeria Anita Schwartz – unindo arte, arquitetura e literatura. O livro retrata 32 projetos arquitetônicos desenvolvidos por escritórios associados à ASBEA/RJ (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura). O conceito foi desenvolvido durante os últimos dois anos pelo arquiteto Vicente Giffoni, presidente da ASBEA/RJ, que convidou para a edição Ana Borelli, da Tix Editora e o arquiteto e urbanista  Augusto Ivan Freitas Pinheiro para o ensaio.

Da esquerda para a direita: Ana Borelli, Vicente Giffoni e Augusto Ivan Freitas Pinheiro. “Nós três formamos o conselho curador do livro,” celebra Vicente.

O objetivo da publicação foi selecionar o que há de mais representativo na produção da cidade e do país nos segmentos residencial, institucional, cultural, comercial, de urbanismo e interiores. “Nosso objetivo com essa publicação de presença nacional e internacional é o de selecionar o que de mais representativo se desenvolveu e produziu na cidade e no país nos últimos anos entre os seguintes segmentos: residencial, institucional, cultural, comercial, urbanismo e interiores,” conta Ana Borelli.

Vicente Giffoni autografa o livro de Patricia Mayer, sócia da 3Plus e editora do site A Cor da Casa

Entre os projetos selecionados, estão o Museu do Amanhã, o Parque Madureira, a expansão do CasaShopping, o VLT, restaurantes, academias, museus, hospitais, hotéis, edifícios corporativos, residenciais e lindas casas cariocas.

Vicente Giffoni com Anita Schwartz, dona da galeria, e Fabiola Giffoni

Queremos que seja uma  publicação anual ou bienal, que seja um retrato da produção de excelência da arquitetura carioca, com uma curadoria e uma edição de nível internacional, e que represente um resgate da importância e da relevância do Rio de Janeiro no mercado editorial brasileiro,” conta Vicente ao A Cor da Casa.

O arquiteto Ivan Rezende com a sua cópia de “Arquitetura Carioca Hoje”

“A partir dessa primeira edição, passaremos a dispor de uma oportunidade periódica para a divulgação de nossa arquitetura de excelência, num formato curatorial e crítico que foge dos modelos meramente comerciais, de simples portfólios de projetos,” finaliza Ana.

Fotos Ari Kaye