iParis

A mais nova loja da Apple em Paris é um luxo só. Por vários motivos, mas começando – exclusivamente por patriotismo- pelo fato de ser no antigo apartamento do Santos Dumont. Acredite! Seguimos a lista: é fruto da parceria da Apple com o premiado escritório de arquitetura londrino Foster + Partners e está localizada na icônica Champs-Elysées. Não satisfeito? Cada um dos cômodos da loja tem varandas que se debruçam para o arborizado Champs Élysées, com seus edifícios de estilo Beaux-Arts, e com vistas para a Torre Eiffel. Quem não ficou boquiaberto até agora não deve ter compreendido bem…

O apartamento foi reformado pela Foster + Partners com o objetivo de preservar os detalhes arquitetônicos sobreviventes do projeto original, adicionando interiores contemporâneos e iluminados com luz natural.  

No interior do edifício, uma escadaria original em madeira e mármore restaurada, conhecida como escalier d’honneur, leva aos andares acima.

Outro destaque do projeto é a claraboia do pátio, composta de pirâmides espelhadas que refletem a luz solar que ilumina as fachadas internas o piso abaixo. Quando vistos de baixo, os painéis solares refletem imagens fragmentadas dos edifícios circundantes, que Norman Foster – ganhador do Pritzker-  diz ser uma referência à tradição cubista. Os reflexos mudam ao longo do dia e da noite conforme os clientes se movimentam pelo apartamento.

O pátio será palco de eventos da Apple, que incluirão palestras educativas e apresentações de especialistas de várias áreas. “O pátio atrai a vitalidade do passeio histórico para o interior do edifício, criando uma experiência interior única, repleta de vida e energia,” publicou o escritório Foster + Partners.

Um espaço de descontração – fora do agito da tecnologia – com paredes e assentos verdes, fica ao lado do pátio, proporcionando um local para os visitantes fazerem uma pausa das compras e descansar.


A maravilhosa Apple Champs-Élysées fica na 114 Av. des Champs-Élysées. Precisamos dizer que vale a visita?