Art & Design @ Miami Beach

Que Miami virou nos últimos anos um polo para o design internacional, a gente já sabe. Inclusive, noticiamos aqui essa semana, a chegada da segunda edição da CASACOR Miami, que fica em cartaz até dia 16/12. E hoje, vamos falar sobre a Art Basel Miami Beach, em sua 17ª edição, e que acontece em paralelo com a Design Miami, em sua 14ª edição. Ambas as feiras foram inauguradas esta semana e acontecem até domingo.

A Art Basel Miami (https://www.artbasel.com/miami-beach) acontece no recém-reformado Miami Beach Convention Center, com a participação de 268 galerias de 35 países diferentes. Sendo que dessas, 29 galerias participam da prestigiosa feira pela primeira vez. E por mais uma edição, a feira se confirma como um ponto de encontro para a arte da América Latina, um reflexo do número alto de galerias pesos-pesados da região.

Como sempre, o Brasil está muito bem representados nos pavilhões de exposição. De São Paulo estão presentes as galerias: Bergamin & Gomide, Casa Triangulo, Dan Galeria, Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Nara Roesler, Simões de Assis Galeria de Arte, Galeria Luisa Strina e Vermelho. E do Rio: A Gentil Carioca e Silvia Cintra + Box4.

A Nara Roesler, que participa pelo 11º ano consecutivo, com obras de Abraham Palatnik, Antonio Dias, Artur Lescher, Carlito Carvalhosa, Daniel Buren, Daniel Senise, Eduardo Navarro, José Patrício, Julio Le Parc e Vik Muniz no stand B10.

A Silvia Cintra + Box4 apresenta este ano trabalhos de Chiara Banfi e Petro Motta no stand N6.

“Rio das Mortes # 12” – Série Sumidouro, por Pedro Motta (2016)

“Untitled 1”, por Chiara Banfi (2018)

Já a Design Miami (www.designmiami.com), que fica ali ao lado do Convention Center, na Meridian Avenue, recebe este ano trinta e quatro exposições acompanhas de 11 apresentações. Ao todo são doze países representados, inclusive o Brasil, com a presença da carioca Mercado Moderno. Um dos destaques da edição deste ano é o uso de materiais e processos industriais. Com foco no lúdico, no design modular, em instalações imersivas e no design latino-americano.

A Mercado Moderno participa pela terceira vez da feira. No primeiro ano, 2016, participou com peças de Hugo França. Em 2017 fizeram uma exposição de cadeiras icônicas modernas por Sergio Rodrigues, Irmãos Campana, Oscar Niemeyer e peças desenvolvidas especialmente para a feira por designers contemporâneos. 

Já neste ano, fizeram uma divisão no estande entre moderno e contemporâneo, como se fosse um espelhamento. De um lado, peças de alguns designers modernos brasileiros importantes como Joaquim Tenreiro, José Zanine Caldas, Ricardo Fasanello, Martin Eisler, Carlo Hauner e Giuseppe Scapinelli. E do outro lado o trabalho do estúdio Mameluca, onde foram selecionadas peças chaves de coleções passadas para representar a riqueza de suas criações, muitas inspiradas em artistas plásticos brasileiros como Lygia Clark e Helio Oiticica.

Além dessas atrações ultra especiais, a cidade inteira vibra com o acontecimento das feiras, e diversos eventos e atrações cativam os locais e visitantes que tem sorte de estar em Miami neste final de semana. Inclusive, os diversos museus de arte contemporânea da cidade estão com exposições incríveis em cartaz. Sem dúvida, o agito é garantido na capital cultural da Flórida até domingo!