Ipanema Vibes

A Garcia D’Avilla está com novidade na vizinhança. É o recém-inaugurado Fresh & Good, um espaço que é mix de restaurante e loja com opções “grab and go”. A marca já existe desde 2013 com catering para o mercado corporativo, mas não tinha até hoje um endereço para chamar de seu. À frente da marca, os sócios Fabiola Giffoni e André Penso foram atrás de tendências em alimentação mundo afora para trazer o que há de mais inovador em serviço e gastronomia. A novidade – que chega junto com o verão – traduz o lifestyle alegre e saudável do carioca que curte esporte, praia e preza cada vez mais pela qualidade da comida. O cardápio traz releituras das mais variadas receitas – comida afetiva, fresca, farta e saborosa – em versões nutritivas.

Crudo de salmão (foto: Rodrigo Azevedo)

Salada de abóbora assada (foto: Rodrigo Azevedo)

O espaço de 300 m² é dividido em três andares e foi projetado pelo premiado arquiteto Vicente Giffoni com lighting design do LD Studio, da também premiada Mônica Lobo. No primeiro, uma prateleira com itens decorativos e plantas separa o restaurante – que serve uma comida comfort, do setor de Grab & Go (ou Pegue e Leve). Nessa área alimentos prontos para o consumo ficam à disposição em geladeiras e estufas: sucos, saladas, quiches, sobremesas. O segundo andar abriga a cozinha aberta sob o comando da chef Maria Victoria, salão e varanda com capacidade total para 40 lugares, onde é possível fazer eventos fechados e reuniões. A varanda, de frente para a rua arborizada, promete virar “camarote” para happy hours de verão.

Vicente Giffoni, que já assinou diversos projetos de restaurantes, conta ao A Cor da Casa que o objetivo foi fazer uma arquitetura que falasse com a rua, que falasse com o bairro, trazendo a Garcia D’Ávila para dentro do restaurante. “E ao mesmo tempo, levando o Fresh & Good para Ipanema, para que haja uma integração total” ele adiciona. Para ele, foi importante pensar na paleta de cor e no conceito visual que mais combina com o Rio de Janeiro. “Afina, Ipanema é o retrato do Rio, da alegria de viver e desse lifestyle carioca.” Portanto os espaços são abertos com varandas, têm pé direito alto e ventilação natural. E os materiais usados são variados: madeira , couro, mármore, cimentado… “Eu vejo o Fresh & Good como um lugar que você tem vontade de voltar, uma extensão da sua casa,” define ele.

E foi partir do entendimento da identidade visual, da paleta de cores incrivelmente generosa e do desejo do arquiteto em usar estas cores nas superfícies da arquitetura, que Mônica Lobo decidiu conectar tudo isto -e mais a multiplicidade de uso dos espaços – através de fios coloridos que se transformam em luminárias pendentes que geram a iluminação difusa. “A inovação na iluminação aconteceu numa parceria LD Studio + Kelving, onde todo o sistema de iluminação é controlado de maneira a gerar atmosferas que colaborem com o bem estar dos clientes ao longo do dia. Ora mimetizando a iluminação natural, ora acrescentando layers de iluminação colorida que conferem um tom lúdico ao espaço,”explica Mônica.

Fresh & Good fica na Rua Garcia D’Ávila, 56 – Ipanema. Abre todos os dias para o brunch das 8h30m às 11h30m, serve almoço de segunda a domingo das 12h às 18h, e o Grab & Go funciona todos os dias até às 20h.