Momento Lider

Ontem foi um dia de grande festa para a Lider Interiores, que reinaugurou sua loja do CasaShopping, com projeto de arquitetura de Gisele Taranto, e lançou uma coleção nova “Mestres do Brasil”, com móveis inspirados no legado de grandes nomes como Oscar Niemeyer, Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues, Lina Bo Bardi e Burle Marx sob a curadoria de Ethel Leon.

Na contramão da crise, a loja faz sua reestreia 40% maior: o showroom passa de 1.000 m² para 1.400 m², apresentando mobiliário para área externa e interna, móveis planejados, colchões e acessórios de decoração. O novo projeto traduz a nova cara da empresa, apostando em uma base neutra para que os produtos da marca sejam os protagonistas do espaço, ao mesmo tempo que garante uma atmosfera de lar. Em vez de dividir espaços com marcenaria, que já é um dos produtos da Lider, Gisele decidiu demarcar o layout com plantas, que humanizam a loja: “Quando se tem uma loja muito grande, muitas vezes um espaço se sobrepõe ao outro e o visitante pode não absorver as peças isoladamente. Assim, ao passar de uma sala de estar para uma cozinha, por exemplo, você limpa a sua mente”, explica ela.

A arquiteta também aposta na iluminação natural, deixando a loja ser inundada pela luz do sol, ao mesmo tempo em que modula a claridade com painéis de brises de metal perfurado brancos que se movem sobre trilhos nas fachadas. Uma claraboia “fake”, com tela de poliéster tensionada, reforça essa ideia. “A Gisele soube aproveitar muito bem nosso conceito de loja solar. Trabalhamos com madeira clara, muita cor, artesanato, cerâmica, tecidos naturais. Nada é muito sério, austero. Queremos um lugar caloroso. É essa a experiência sensorial que a gente busca para a marca”, diz Guilherme Leite Ribeiro, um dos diretores criativos da marca.

Com curadoria de Ethel Leon, principal historiadora do design do país, a Coleção Mestres do Brasil é um encontro entre designers contemporâneos e grandes mestres modernistas que fizeram a história do design no Brasil ser reverenciada mundo afora. Um desafio proposto pela Lider a talentos como Alva Design, Ana Vaz, Bruno Faucz, emDoïsdesign, Estúdio Nada Se Leva, Glauciene Duarte, Lattoog Design, Plataforma4, Isabela Vecci e Suite Arquitetos, convidados a criar um mobiliário autoral e exclusivo, que aliasse o acabamento e a durabilidade Lider à memória afetiva do design brasileiro.

Conheça alguns dos móveis da coleção:

Criado e Cabideiro Aida, por Glauciene Duarte

As formas arredondadas e abauladas das obras da arquiteta Aida Boal, bem como o uso da madeira e do aço carbono, alimentaram o desenvolvimento do criado e do cabideiro. Como a mestra costumava batizar suas criações com nomes de familiares, amigos e funcionários, a designer Glauciene Duarte presta homenagem à designer que tanto a inspirou.

Sofá 50, por Bruno Faucz

Elementos modernistas dos anos 1950 – linhas retas, sem excessos e uma pequena mescla de materiais – foram o ponto de partida deste sofá. Após esboçar algumas alternativas, o traço final de Faucz carrega um grande volume de almofadas, perfeito para um bom momento de descanso. A ideia foi reinterpretar a Conversadeira, clássico de Bernardo Figueiredo, com uma leitura que busca a mesma sensação de conforto para um produto em que a madeira é predominante.

Poltrona Abrachi, por Lattoog

Os designers Leonardo Lattavo e Pedro Moog utilizam o conceito de design-fusão desde 2008, quando iniciaram uma linha carregada de referências às raízes e cultura brasileira: miscigenação, sincretismo e “viralatismo”. Chamada carinhosamente de Família Vira-lata, a série se define pela mistura dos traços de dois conhecidos móveis, gerando terceiras criações. Esta peça nasce da articulação formal da ousada e iconográfica poltrona Chifruda, criada por Sergio Rodrigues em 1962, com a cadeira Abraço, desenhada em 2016 pela própria Lattoog para a Lider.

Bufê Aero, por Plataforma 4

A estética do mobiliário do movimento Branco & Preto foi traduzida para um desenho contemporâneo, pelas mãos das designers da Plataforma 4. Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite pesquisaram profundamente as técnicas construtivas, materiais utilizados e linguagem do B&P para criar o buffet Aero.

A Lider Interiores fica no CasaShopping: Avenida Ayrton Senna, 2.150, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.