Entre Águas e Revoadas

Essa semana será duplamente agitada na Anita Schwartz Galeria, com a inauguração na quinta-feira de duas exposições inéditas:  “Entre Águas”, de Maritza Caneca, e “Revoada”, de Claudia Melli. Maritza Caneca dá continuidade à pesquisa com piscinas, tema que permeia sua trajetória artística desde 2012. Já em “Revoada”, Claudia Melli apresenta um conjunto de desenhos realizados entre 2017 e 2018, numa alusão ao movimento da vida e passagem do tempo.

 

Em sua segunda individual no Rio, a fotógrafa Maritza Caneca expõe o resultado de suas andanças por Budapeste em julho de 2018, onde visitou 56 piscinas em cinco dias. Com 9 imagens inéditas, a seleção traz o registro das termas Rudas, Szechenyi, Gellert, Kiraly, Lukacs, Palatinus e Römai.

 

“Palatinus 1” de Maritza Caneca

“Entre Águas” de Maritza Caneca

“Budapest” de Maritza Caneca

Além das 9 imagens inéditas fará parte da exposição a obra “Swimming Pool”, 2018, que foi apresentada na ArtRio.

“Swimming Pool” de Maritza Caneca

“Este ainda é o trabalho das piscinas, mas em evolução. Quando chego em uma piscina é sempre uma surpresa. Por isso escolhi Budapeste, com suas termas de origem árabe, turca, romana. É um universo vasto de diferentes formas”, comenta Maritza.

Paulista radicada no Rio de Janeiro, após três anos sem expor na cidade, Claudia Melli faz sua primeira individual na galeria. “Revoada” é um conjunto de 90 desenhos em nanquim sobre placas de vidro, com dimensões variadas, realizados entre 2017 e 2018.

“Sem Título”, série Revoada de Claudia Melli

No contêiner, no terraço da galeria, Claudia Melli complementará a exposição com o vídeo “IMAGENS DA LUA” (2007, 14’8”), da Sonda Espacial Kaguya do Japão, com imagens de diferentes momentos da lua ao longo de sua rotação. A mostra aborda um tema recorrente no trabalho da artista, antes representado pelos mares, árvores e vento: a passagem do tempo.

“Entre Águas” e “Revoada” ficam em cartaz na Anita Schwartz Galeria de Arte de 23 de novembro de 2018 a 12 de janeiro de 2019.