Portal AQWA

Vai até amanhã a votação online do prêmio Darc Award, onde o LD Studio é finalista pelo projeto de iluminação elaborado para o AQWA Corporate, prédio que sediou a CASACOR Rio 2017. O prêmio é considerado o Oscar do lighting design internacional, e o LD Studio, pilotado pela Mônica Lobo, já foi vencedor em edições passadas em diversas categorias.

O projeto, chamado Portal AQWA foi uma instalação temporária durante o período da CASACOR no ano passado, que iluminou a fachada do primeiro edifício desenhado pela Foster+Partners no Brasil. Os proprietários do prédio, a Tishman Speyer, em colaboração com a 3Plus, convidaram o LD Studio para criar uma iluminação noturna que chamasse atenção para o prédio e que desse vida à fachada.

Depois de uma análise profunda do projeto e suas particularidades arquitetônicas, Monica e sua equipe compreenderam que por se tratar de um local que fica em um ponto de transição da cidade do Rio- entre o recém renovado Porto Maravilha e o antigo Centro da cidade, o projeto deveria ser tratado como um portal.

“Se a transparência do prédio foi a chave para criar uma composição de luz, a característica espelhada foi crucial para expressar a necessidade de respeitar a vida existente na cidade,” conta Mônica Lobo. O resultado foi uma fachada colorida que produzia um rastro de luz até o outro lado da fachada, criando um diálogo com o entorno, e adicionando uma sensação de movimento e positividade!

Não deixe de votar no projeto AQWA Portal aqui:

https://darcawards.com/architectural/portal-aqwa-brazil/