A CASACOR Rio não pára!

No próximo domingo, dia 4, a CASACOR Rio encerra sua temporada 2018 em clima de comemoração. Tendo como sede uma propriedade de 6 mil m² na Glória, o evento este ano teve um atrativo a mais para os visitantes: uma agenda própria de eventos.  A partir do tema “Casa Viva”, uma diversificada programação foi estruturada, com eventos não só para quem curte arquitetura e decoração, mas também para quem tem interesse em gastronomia, moda, saúde e beleza, literatura, cinema e música.

Na agenda de decoração, o grande sucesso foi o “Desvendando o Ambiente”, um bate-papo semanal com arquitetos participantes, organizado em parceria com a ABD (Associação Brasileira de Designers). Craques como Jairo de Sender, Paula Neder e Maurício Nóbrega mostraram ao público os bastidores da criação de seus projetos.

Outra atração semanal que conquistou os visitantes foi a oficina de arranjos florais, ministrada por Bia Pedrini, da Officina Floreale & Co, toda sexta-feira no terraço da Suíte da Mulher, de Gisele Taranto.

A palestra do jornalista e crítico de design Marcelo Lima, “Natureza plástica”, mostrou a ampliação da consciência ecológica no design, com exemplos de todo o mundo.

Mas a agenda incluiu também outras palestras, sobre os temas mais variados – como moda e vida na maturidade –, além de lançamentos de livros, exibição de filmes no cine open air, exposição de joias, shows, happy-hours com DJs e degustações diversas, de café (Mocatto) a vinhos (Penedo Borges), passando pelas cervejas (Antuérpia).

Um dos pontos altos da programação foi o lançamento do livro “A Grande Beleza”, de Pedro Ariel Santana. O photobook traz 200 imagens de decór, natureza, arte & design e viagens produzidas por Ariel.

Outra atração badalada foi o lançamento do documentário curta-metragem “Unveil” (Além do véu), dirigido pela jornalista Joy Ernanny, sobre o primeiro salão de beleza para muçulmanas em Nova York.

“Nossa programação reuniu os diversos assuntos interessantes da vida contemporânea e veio para comprovar que a CASACOR há muito tempo deixou de ser só uma mostra de arquitetura e decoração para ser um evento que apresenta o lifestyle carioca. Com essa agenda variada, a gente alimenta o público de diferentes idades e interesses em suas diferentes expectativas”, diz a sócia-diretora da CASACOR Rio, Patrícia Mayer.

Os destaques da mostra

A “Casa Viva”, tema que norteou a mostra deste ano, foi levada em consideração por todos os expositores, que em seus projetos que destacaram a harmonia com a natureza, a convivência e as memórias afetivas. Com os projetos de coliving e coworking, a CASACOR reafirmou sua missão de apresentar permanentemente novas formas de se viver.  E o público adorou as propostas de compartilhamento, enxergando atributos como economia, sustentabilidade e maior conexão com o outro. Inspirados na natureza, os arquitetos definitivamente elegeram o verde como a cor do ano. Teve verde mint, floresta, militar, esmeralda etc., muitas vezes associado ao rosa queridinho.

Vitrine do setor, a CASACOR Rio revelou não apenas a criatividade dos profissionais participantes, mas também a diversidade do setor, com lançamentos das indústrias de materiais de construção, revestimentos, mobiliário, iluminação e acessórios. “Quando começamos a planejar a CASACOR, pensamos num conceito para o ano. Junto com o arquiteto Mario Santos, planejamos trazer de volta um residencial no “clima” da Glória, com apartamentos que não são muito grandes e personagens da nossa época, que compartilham espaços. Ao mesmo tempo, mostramos o casal que tem, cada um, seu universo particular – coisas do mundo moderno. Isso tudo fez muito sucesso entre os visitantes, que se identificaram com as propostas. Os arquitetos fizeram da mostra a sua passarela, exibindo não só o que há de mais atual, mas em muitos casos, o que ainda está por vir. Ao mesmo tempo, trouxemos um “presente” para o público: uma floresta urbana. Na vida atual, fazer um programa que te agrega conteúdo e que, de quebra, poder relaxar e curtir a natureza? Isso não é um presente?”, avalia a sócia-diretora Patrícia Quentel.

 

Para quem ainda não foi à mostra, a hora é agora: a CASACOR Rio termina no próximo domingo, dia 4 e funciona de terça a sábado, das 12h às 21h e domingo, das 12h às 20h, na Ladeira de Nossa Senhora, 163, Glória.