A fachada da casa

Já falamos bastante aqui  no A Cor da Casa sobre o projeto e decoração dos interiores da bela propriedade na Glória que abriga a mostra deste ano. Mas hoje, destacaremos o projeto de arquitetura do craque Ivan Rezende na CASACOR Rio 2018, responsável pela revitalização da fachada de 1920 e o acesso ao prédio.

O arquiteto de designer Ivan Rezende, que assina o projeto da fachada e acesso ao prédio na CASACOR Rio de Janeiro 2018

O projeto valoriza a volumetria do prédio existente a partir do uso de materiais naturais e industriais num diálogo de transparências e opacidades. E por traz disso, um conceito de revitalização onde uma nova pele contemporânea dialoga com a arquitetura original do prédio, deixando transparecer as potencialidades de convivência entre dois tempos arquitetônicos. “Nosso projeto trata da passagem do tempo no objeto arquitetônico,” define Ivan Rezende.

“Estar na Ladeira da Glória é inspirador, nos faz remeter à história urbana da nossa cidade. Compreender que é possível conviver com o traçado urbano de um passado, pensar na contemporaneidade e no futuro. E, para completar, poder admirar por entre rasgos de céu, a paisagem exuberante do Rio de Janeiro,” declara Ivan Rezende.

E isso tudo através de fortes parcerias como a Hunter Douglas (responsável pela forração metálica), a SJL Madeiras (responsável estrutura metálica), a Brasigran (mármore), a construtora A+Engenharia, a Sanfor (instalação dos produtos) e a Tensoflex (responsável pelo forro).  Além dos jardins verticais da fachada, que tem projeto do paisagista Sandro Ward e do projeto de iluminação do LD Studio, by Mônica Lobo, que valoriza o imóvel enfatiza a volumetria. Destaque também para os bancos de granito desenhados por Ivan Rezende – que além de arquiteto é um designer premiado- e fabricados pela Marmoraria Guandú.

“Ivan sempre engrandece a CASACOR com seu olhar criterioso e experiente de arquitetura, por isso gostamos de chamá-lo para esses projetos especiais que vão além da decoração de interiores…na história da CASACOR Rio já assinou pavilhões, recepções, espaços de patrocinadores como a Deca, e fachadas!” conta Patricia Mayer, sócia da 3Plus.

A CASACOR Rio fica em cartaz até 4 de novembro, na Ladeira de Nossa Senhora nº 163 – Glória.