O novo Janeiro

Um novo hotel desembarcou há pouco nas areias da Zona Sul carioca. É o Janeiro, hotel que ocupa o antigo Marina All Suites, que chega no Leblon com um conceito novo e contemporâneo. E quem está por trás dessa novidade é Oskar Metsavaht, diretor criativo da Osklen, que estreia nesse novo ramo da hotelaria de luxo. O projeto arquitetônico é da craque Lia Siqueira, que foi chamada para transformar o prédio em um hotel de balneário, com a cara do Rio de Janeiro.

Com 53 quartos, um restaurante, dois bares e um terraço com piscina, Janeiro tem a moda em seu DNA. Metsavaht fez um trabalho muito parecido com o desenvolvido na Osklen, que une praticidade, conforto, descontração, elementos naturais, arte, fotografia e muito refinamento. Fora do Brasil, é comum hotéis de luxo terem suítes assinadas por grandes grifes. O St. Regis, em Nova York, por exemplo, tem quartos Dior, Tiffany e Bentley. No Janeiro, não é exagero dizer que todo o conceito estético tem o DNA Metsavaht. Ele desenhou os uniformes, as roupas de cama, mesa e banho encomendadas da Trousseau.

 

No projeto de design, o trabalho autoral de madeira foi exclusivamente projetado e executado para o hotel e você pode vê-lo em peças de mobiliário, como camas, mesas de cabeceira, cadeiras, armários, painéis de parede e muitos outros detalhes ao redor do hotel. A palha natural também é um destaque presente em cadeiras como as do restaurante com seus assentos de palha exclusivos em uma forma semelhante a uma concha. As lâmpadas em forma de garrafa feitas à mão no sul do Brasil e foram especialmente desenvolvidas para o Janeiro usando vidro reciclado. As cúpulas de linho têm tampa de madeira Freijó no topo para melhor filtrar a luz e criar um ambiente acolhedor.

Em entrevista para o A Cor da Casa, Lia Siqueira, do escritório Siqueira + Azul e Felipe Siqueira, conta que o projeto foi concebido para ser como uma casa de praia. “A natureza se faz presente através do uso da madeira e de materiais naturais,” ela explica. “Foi todo feito para ser um lugar solar.”

O grande destaque vai para a escadaria espiral na Varanda no último andar, com degraus flutuantes soltos e formato de hélice, é uma referência da arquitetura modernista brasileira.

 

Além da pegada forte de moda e design, o hotel se baseia no conceito ASAP – tão sustentável quanto possível, o mais rápido possível -um movimento que exige conscientização sobre a urgência de adotar atitudes da vida cotidiana em relação à sustentabilidade. Alguns exemplos disto são a separação do lixo orgânico do não orgânico nos quartos, a coleta seletiva para todo o resíduo gerado pelo hotel, a troca de canudos de plástico por os de papel, a contratação de refugiados na equipe de Governança e a utilização de produtos de limpeza biodegradáveis.

O Hotel Janeiro fica na Av. Delfim Moreira 696 e já está com o sistema de reservas a todo vapor.