A Origem

“A origem” é o nome instigante dado ao ambiente de 110 m² que Duda Porto assina em parceria com a Deca na CASACOR Rio 2018. O conceito do ambiente, que fica na parte externa da bela propriedade na Glória que abriga a mostra deste ano, é que cada produto carrega consigo a história de onde viemos, no que acreditamos e onde queremos chegar. Isso tudo com um toque especial por marcar a 25a participação da Deca na CASACOR Rio, uma parceria de longa data que se estreita a cada ano.

O arquiteto Duda Porto

O arquiteto usou muito o barro, a pedra e a água no espaço, fazendo referência aos componentes que são utilizados na fabricação das louças. Com um paisagismo assinado pela empresa Landscape que contorna toda a arquitetura de forma orgânica, Duda Porto projeta a ala principal na parte central do jardim, como se fosse o núcleo do ambiente. O local que possui forma de concha, quando visto de cima, abriga a sala de banho. “Projetamos um espaço onde pretendemos mostrar o que está por trás de toda criatividade, tecnologia e inovação: a nossa essência,” conta Duda ao A Cor da Casa. “Com isso nosso projeto não foca no produto da Deca e sim na origem de cada produto.”

Com paredes feitas de taipa de pilão – construção de barro comprimido em uma estrutura de vigas – permeado por um espelho d’água e suavizadas com brises de madeira, encontramos a sala de banho, com um estilo mais rústico, piso fulget que é composto de quartzo e cimento e uma cartela de cores em tons terrosos. Os metais compõem o ambiente com quatro chuveiros de teto Aquamax no acabamento, formando uma espécie de cascata. Ao lado deles uma área para banho de imersão integra o espaço.

Circundando esta ala, pelo lado de fora – voltado para o jardim – 12 pias da Deca formam uma fonte de água.

As cubas LC. 1271 marrom fosco e com torneira Tube “red gold” (Deca/ foto: Ari Kaye)

Ao lado desta grande sala de banho, uma espécie de anexo com banheira e poltronas, local para parar e observar.

Fotos: André Nazareth

A CASACOR RIO fica em cartaz até 4 de novembro, na Ladeira de Nossa Senhora nº 163 – Glória, de terça a sábado (inclusive feriado), das 12h às 21h; domingo, das 12h às 20h. Não perca!