Homenagem Sergio Rodrigues

Considerado o grande mestre do design brasileiro, Sergio Rodrigues teria completado 91 anos no último dia 22 de setembro. Para celebrar a data, os empresários João Caetano e Ivo Wanderley, do Arquivo Contemporâneo, promoveram essa semana, no CasaShopping, um evento múltiplo. Ao mesmo tempo que foi lançado o livro “Sergio Rodrigues/Designer” e relançado o “Fortuna Crítica”, estavam em exposição as peças mais icônicas do designer, apresentadas em ordem cronológica, incluindo alguns protótipos originais cedidos pelo Instituto Sergio Rodrigues. E para celebrar isso tudo, os arquitetos convidados para assinar a vitrine da loja foram Lia Siqueira e Ivan Rezende, que conviveram de perto com Sergio, especialmente quando escreveram juntos o livro “Conversas Ilustradas – Sergio Rodrigues”, lançado em 2013, um ano antes de sua morte.

O livro Sergio Rodrigues/Designer

O empresário João Caetano com a arquiteta Lia Siqueira na Poltrona Mole

Inédito no Rio, o livro “Sergio Rodrigues/Designer” mostra a importância do trabalho do arquiteto carioca na renovação do mobiliário brasileiro, mostrando a gênese de ícones como a poltrona Mole e o banco Mocho. Organizada por Baba Vacaro – que também assina os textos – e Fernando Mendes, a obra pretende resgatar a importância da trajetória de Sergio Rodrigues para a história do design brasileiro, inserindo sua produção no cenário nacional e internacional e analisando-a sob a perspectiva do desenho. Assim, em vez de apresentar os projetos em ordem cronológica, o livro os agrupa por conjuntos ou famílias, segundo seus aspectos formais e Construtivos.

Em edição bilíngue, o livro traz ainda um caderno de croquis e um ensaio fotográfico de Fernando Laszlo, que revelam o processo criativo de Sergio Rodrigues desde a concepção, através do desenho, até a forma final da obra. Textos do crítico Afonso Luz e dos designers Fernando Mendes e Claudia Moreira Salles completam o volume, compondo um retrato completo e revelador do trabalho do designer que redefiniu o conceito do móvel no Brasil.

Poltrona Tetê assinada por Sérgio Rodrigues

Banco Mocho assinado por Sergio Rodrigues

(Fotos: Fernando Lazlo)

Quem visitou o Arquivo Contemporâneo do CasaShopping pode conferir ainda móveis e objetos da cobiçada marca suíça Vitra, que a loja passa a representar, com exclusividade, no Rio, além de cerca de 30 lançamentos assinados pelo premiado designer Jader Almeida, entre móveis, luminárias e estofados.