ArtRio: mais brasileira

A semana mal começou e o agito já é certo no Rio de Janeiro. Além da recém-inaugurada CASACOR Rio 2018, a cidade sedia outro grande evento de design: a ArtRio. A partir de quarta-feira, durante o preview, os cariocas poderão conferir até domingo essa que é a maior feira de arte contemporânea e design da cidade. Em sua oitava edição, a feira reforça entre suas principais metas a valorização da arte brasileira.

Este ano, a feira foca na qualidade, inovação e apresentação de novos nomes para possibilitar ao público uma experiência enriquecedora e diferenciada de visitação, possibilitando, também, uma ampliação do colecionismo. “Temos muito orgulho do espaço conquistado pela ArtRio frente ao cenário mundial da arte. Entre nossas prioridades está reforçar a arte brasileira nesse mercado, tanto com o reconhecimento aos grandes nomes de nossa história como também com a apresentação de nova geração de artistas,” reforça Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

O comitê de seleção de 2018 é formado pelos galeristas Alexandre Gabriel (Fortes D’Aloia & Gabriel/ SP e RJ); Anita Schwartz (Anita Schwartz Galeria de Arte / RJ); Elsa Ravazzolo (A Gentil Carioca / RJ); Eduardo Brandão (Galeria Vermelho / SP) e Max Perlingeiro (Pinakotheke / RJ, SP e FOR). A ArtRio, como sempre, apresentará a seção “Panorama”, reunindo galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea. E na “Vista”, são

galerias jovens, com até 10 anos de existência, contando com projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira.

Além disso, várias novidades fazem parte da feira este ano, como a seção “Brasil Contemporâneo”. Com curadoria de Bernardo Mosqueira, será dedicada a galerias e/ou artistas fora do eixo Rio-SP. A seção “Mira”, que vai para a sua segunda edição, também tem novidade esse ano. Ela cresce e expande sua programação para a música, além do vídeo. As obras serão projetadas em um grande telão ao ar livre, com curadoria de David Gryn, o curador do programa de vídeo da Art Basel Miami Beach. A música ao vivo terá a assinatura do DJ inglês Max Reinhardt, músico, locutor e apresentador do Late Junction na BBC Radio 3. A “Ida”, que é dedicada ao design, ganha novo formato em 2018 com a curadoria de Renato Tomasi. Com a participação de designers, galerias e estúdios, o programa estará mais integrado à feira e pretende mostrar a diversidade da produção brasileira tanto pela ótica da criação e produção como também pela variedade de matérias primas encontradas no país.

(Fotos: Divulgação/ArtRio)

A ArtRio inaugura para os convidados VIP na quarta-feira, e para o público geral na quinta-feira. Fica em cartaz apenas até domingo, na  Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória.