Inspiração bay windows

A CASACOR Rio de Janeiro 2018 foi inaugurada há quatro dias e o A Cor da Casa começa hoje a destacar as tendências presentes nessa que é a 28a edição da mostra. Como já falamos aqui, (http://acordacasa.com.br/2018/09/17/preview-casacor-rio-2018/) esta edição apresenta 42 espaços, produzidos por 72 profissionais, em cerca de 6 mil m². Hoje vamos falar das diferentes soluções que os participantes que estão ocupando o prédio criaram para as bay windows.

A janela bay window, que também é conhecida como “janela saliente” ou “janela sacada”, é bastante funcional: ela amplifica o espaço interno e ilumina o ambiente. Elas estão presentes em todos os ambientes do prédio da antiga sede do grupo Monteiro Aranha, na Ladeira da Glória, que sedia a CASACOR Rio 2018. Elas são chamadas assim porque ficam além da estrutura da casa ou apartamento, e podem ser aproveitadas para instalar um home office ou até mesmo um jardim. São várias as soluções charmosas e funcionais encontradas pelos arquitetos participantes, e vamos mostrar aqui algumas delas nas fotos abaixo:

“Suíte Zen”, de Jacira Pinheiro

As bay windows servem de apoio para o jardim da moradora, e a poltrona Vivi, de Sérgio Rodrigues, ganha um lar aconchegante encostada na janela.

“Consultório de Psicanálise, de Isabella Lucena e Paula Gusmão

Na área de trabalho, num nível elevado, uma bay window se transforma num confortável divã, com um macio futon de algodão. A outra, reúne lindas suculentas.

“Studio Neo”, de Monique Pampolha e Hannah Cabral – Studio MH Arquitetura

Muito bem aproveitadas, as bay windows do espaço trazem luz ao ambiente tanto no formato home office quanto como apoio a uma mesa de jantar.

“Escritório do Empreendedor”, de Luiz Fernando Grabowsky

As bay windows foram forradas de madeira escura para valorizar a vista, com cantinhos

verdejantes nos peitoris.

“Loft do Homem”, de  Maurício Nóbrega

No pequeno laboratório fotográfico do quarto, a bay window serve como apoio onde o morador pode curtir seu hobby.

“Sala de Descompressão”, de Andrea Eiras, Aurora Grei e Carla Napolião

As três bay windows existentes receberam uma proposta mais contemporânea, com

os vãos se transformando em assentos.

“Ca.fé.lix Lab”, por Jean Felix

A bay window ganha persiana de bambu e se transforma num banco,com almofadas de linho bege, numa referência aos sacos de café.

“Living da Casa Viva”, de Ana Lúcia Jucá

O destaque está na modernização das bay windows, com a criação de cortinas verdes em rhipsalis e orquídeas contornadas por espelhos, resgatando o clima bucólico dos jardins de inverno, tão frequentes nos anos 70.

A CASACOR Rio 2018 fica em cartaz até 4 de novembro, na Ladeira de Nossa Senhora nº 163 – Glória, de terça a sábado (inclusive feriado), das 12h às 21h; domingo, das 12h às 20h. Não perca!