Preview CASACOR Rio 2018

Chegou a hora do A Cor da Casa compartilhar o preview da CASACOR Rio 2018, que será inaugurada amanhã.  Em sua 28ª edição, a mostra apresenta as moradias da vida real – do moderno coliving aos estúdios e apartamentos – e o sustentável coworking. Uma CASACOR Rio em sintonia com seu tempo. A mostra deste ano, que acontece na Glória de 18 de setembro a 4 de novembro, apresenta as novas formas de morar e trabalhar: coliving, estúdios, apartamentos feitos sob medida para ele (de um lado) e para ela (do outro), coworking. Tudo num mesmo condomínio com espaços que variam dos 25m² aos 120m² e podem ser ocupados por profissionais em início de carreira, jovens casais, solteiros de todas as idades, idosos, famílias. O evento, organizado pela 3Plus, apresenta 42 espaços, produzidos por 72 profissionais, em cerca de 6 mil m². A propriedade, antiga sede do grupo Monteiro Aranha, conta com um prédio, uma casa colonial e uma área verde de 2,5 mil m².

Todos os ambientes tendo como fio condutor o tema “A Casa Viva”, que destaca a harmonia com a natureza, a convivência e a confraternização, um estilo de vida rodeado de verde e de memórias afetivas.  “Estamos vendo nascer um novo modelo de sociedade em que a generosidade e o compartilhamento são cada vez mais necessários. Não é mais preciso ter grandes propriedades. Você pode viver bem em casas menores sem abrir mão do luxo, mas daquele luxo necessário: peças que são importantes para você e te acompanham ao longo de sua história, um local agradável que te propicie qualidade de vida”, diz Patricia Quentel, sócia-diretora de CASACOR Rio.

 

As áreas residenciais estão realmente variadas nesta edição. No andar dedicado ao coliving, os ambientes vão de pequenas suites e estúdios a exemplos de áreas compartilhadas como espaço gourmet, living e hall. Há ainda os apartamentos tradicionais. Mas aqui, eles são pensados para famílias que vivem de um jeito bem contemporâneo, como o casal que dividiu o imóvel em dois: de um lado, tudo decorado do jeito dele. Do outro, tudo com a cara dela. E unindo tudo um living ideal para o encontro: de ambos e com os amigos.

 

Além das áreas residenciais, o evento também tem um andar inteiro dedicado ao coworking. E, claro, tira proveito da extensa área externa, com muito verde e áreas de convivência. Outra área que promete ser disputada pelos visitantes é o terraço do prédio, que vai abrigar um bar e um bistrô e de onde se tem uma incrível vista para a Baía de Guanabara, além da casa colonial, onde está instalado o restaurante e um ‘garden café’.

 

Para completar o programa, há um lounge e cinema ao ar livre. Uma configuração que tem tudo a ver com a história da propriedade. Construído na década de 1920, o prédio de dez andares na descida da Ladeira da Glória teve uso residencial por mais de 50 anos. Na década de 1970, após um retrofit comandado pelo arquiteto Edmundo Musa passou a ter uso corporativo. Cerca de 20 anos mais tarde, foi ocupado pelas empresas do grupo

 

Monteiro Aranha. Agora, CASACOR Rio apresenta um novo tipo de propriedade mista, em que residencial, comercial e lazer aparecem cada vez mais próximos, de acordo com as necessidades de nosso tempo.

 

“A CASACOR Rio está sempre antenada com os movimentos do morar atual. E, mais uma vez, apresenta um mix de espaços que mostram os caminhos que a casa brasileira deve trilhar nos próximos anos”, analisa Patricia Mayer, também sócia-diretora da CASACOR Rio.

 

Abaixo, um pequeno preview de seis dos muitos ambientes que tiram o fôlego nesta edição da CASACOR Rio:

Sala Carioca by Marcia Müller e Manu Müller

O estilo de vida carioca, tropical chic, foi a inspiração para este living multifuncional do apartamento de um casal maduro.

Living da Casa Viva by Ana Lúcia Jucá

Distribuído em living, sala de jantar e lavabo, o espaço de 62 m² tem como base a cor cinza, que recebe os tons terrosos, além dos metais sutilmente dourados.

Praça das Palmeiras by Carla Pimentel  

Com 800 m², a praça central da mostra apresenta um paisagismo contemporâneo, formado por canteiros que ganham formas abstratas. Um espelho d’água cria um ponto focal e, em seu entorno, o deck com composição de sobras de madeira e resíduos de plásticos reciclados destaca-se como solução de sustentabilidade.

Espaço Deca – A origem, by Duda Porto

Cada produto carrega consigo a história de onde viemos, no que acreditamos e onde queremos chegar. Esse é o conceito do espaço de 110 m², que celebra a parceria de 25 anos da CASACOR com a Deca.

Suíte da Mulher by Gisele Taranto

A arquiteta criou uma suíte para uma mulher que escolheu preservar o seu próprio espaço, compartilhando com o companheiro somente as áreas sociais e de serviço. O projeto foi feito em co-criação com uma equipe muito especial: Vanda Klabin como curadora de arte, Burle Marx no paisagismo e LD Studio na iluminação.

Suíte Zen by Jacira Pinheiro

A nova coleção home da Bottega Veneta, apresentada durante o Salão do Móvel, em Milão, foi a inspiração para a criação do projeto da suíte, com 41 m². Cinco elementos da natureza – madeira, fogo, água, terra e metal – estão presentes no ambiente, com painéis de marcenaria, lareira e muita plantas.

A CASACOR Rio 2018 começa amanhã, 18 de setembro, e fica em cartaz até 4 de novembro, na Ladeira de Nossa Senhora nº 163 – Glória, de terça a sábado (inclusive feriado), das 12h às 21h; domingo, das 12h às 20h. Não perca!