São Paulo Cultural

Para comemorar os 145 anos de fundação do Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, foi inaugurado um espaço dedicado a exposições, palestras e talks na instituição reconhecida por seu âmbito educacional, profissional e cultural. Em 2014, um incêndio destruiu o galpão centenário que abrigava o centro cultural da instituição e a maior parte do acervo de móveis, objetos e obras ali armazenados. Projetado pelo arquiteto Ricardo Julião, o atual Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios manteve as principais características arquitetônicas do espaço. Do prédio original, permanecem, por exemplo, o pórtico, os pilares e toda a estrutura metálica que sustentava a edificação, mas agora é um componente meramente decorativo.

Para a abertura, duas mostras estão em cartaz. Uma delas, “História e Memória”, conta a trajetória do Liceu, fundado em 1873 por um grupo de aristocratas da elite cafeeira. Depois, o Liceu foi transformado pelas oficinas de marcenaria, serralheria e desenho.

Foto Alexandre Battibugli

A outra, “Design Brasil Século XXI”,  tem curadoria da designer Fernanda Sarmento, e tem como missão apresentar ao público como está o cenário de design nacional e quem são os profissionais que se destacam. São 50 móveis e objetos brasileiros que têm a sustentabilidade como parâmetro, usam materiais que reduzem o impacto ambiental e trabalham com inclusão social. São peças de Zanine de Zanine, Marcelo Rosenbaum, Irmãos Campanas, e novos designers do mercado- alguns que acabam de sair da universidade.

Uma das promessas de sucesso são os jovens arquitetos e designers Luciana Pitombo e Felipe Stracci da Plantar Ideias. O casal, com apenas dois anos de estúdio, já atrai atenção do público, pela dedicação em retratar a preservação da fauna e a flora brasileira com materiais urbanos como o concreto e o ferro. Com essa visão, já conseguiram conquistar terrenos muito importantes como a SP Arte e a CASACOR São Paulo, que aconteceram nesse ano.


O Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo fica na Rua Cantareira, 1351 – Luz – São Paulo, SP.