Miami Blues

Gucci, Tom Ford e Louis Vuitton ganharam uma bela vizinha em Miami. Antes tarde do que nunca, a francesa Céline se junta a esse time de tops no badalado Design District, onde várias grifes internacionais de moda e design de altíssimo luxo estão reunidas. A nova loja tem projeto do premiado arquiteto suíço Valerio Olgiati – que além de arquiteto-chefe de seu escritório em Zurique, é também professor em Harvard.

Essa é a terceira loja da Céline nos Estados Unidos, as outras duas ficam em Nova York e em Beverly Hills. A flagship de Miami reúne em seus dois andares toda a coleção ready-to-wear e de acessórios da grife.

Com um clima cool e minimalista, a nova loja é toda coberta -literalmente- pelo mármore branco brasileiro Pinta Verde. A fachada, o piso, as paredes e até o teto seguem esse padrão. Os tons de azul e as formas de pirâmides foram imaginadas com o objetivo de criar um lugar contemplativo, onde um universo interno pode ser imaginado. Esse ponto fica bem claro ao analisar as escadas, e a conexão quase mística que existe entre andares através da grande pirâmide que liga os dois espaços.

Fotos: Mikael Olsson

Nacos largos de mármore são usados como mostradores para as maravilhosas bolsas e sapatos da marca, enquanto as roupas são penduradas em simples araras de cobre. Os toques da decor são todos em cinza, criando um lindo contraste com o azulado do mármore. Eles estão nas almofadas e tapetes de suede, bem como nas cortinas de cabines de prova.

Fotos: Mikael Olsson

Essa não é a primeira vez que Olgiati elege um elemento principal como base do projeto. Em 2012, ele projetou uma escola agrícola no leste Suíço usando apenas concreto na fachada. Agora, vários anos depois, foi a vez do mármore para inspirar o grande arquiteto a criar um espaço clean e propício para as peças da louvada Céline.

Foto: Javier Miguel Verme

A novíssima Céline fica no 154 NE 41st Street, no Design District de Miami.