A nova cara da arquitetura carioca

Esse indiscutivelmente é um ano difícil para a construção no Rio de Janeiro. Apesar disso, há um time de arquitetos cariocas que desbravaram o mercado e emplacaram projetos – inclusive grandes e importantes- cidade afora. Podemos dizer que eles representam a nova cara da arquitetura carioca, como Duda Porto, Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz (Intown Arquitetura) e Bruno Carvalho e Camila Avelar (BC Arquitetos). E eles, é claro, são participantes da CASACOR Rio 2018, que inaugura no mês que vem na Glória. Em entrevista para o A Cor da Casa, eles revelam os bastidores dos projetos e contam como enfrentam os desafios do momento atual.

Duda Porto já participou de 10 edições da CASACOR Rio, e também ja assinou um espaço na edição de São Paulo. Ele conta que apesar das dificuldades do ano, conseguiu concluir vários projetos residenciais de casas no Rio e na Região dos Lagos e também assina empreendimentos imobiliários em outros estados. E – uma surpresa – está atualmente com um projeto em uma vila histórica na Romênia! “Fazer parte da nova cara da arquitetura do Rio é uma honra muito grande que compartilho com toda minha equipe que está sempre sonhando junto comigo,” define Duda.

O arquiteto Duda Porto

Duda assinou em 2013 na CASACOR Rio uma casa de fim de semana  sustentável que apelidou de “Lite”, com foco no essencial: uma construção rápida, limpa, proporcional e sustentável.

Em 2014 assinou um projeto de arquitetura modular chamado “Grou”, que como consequência virou um dos produtos de seu portfólio. Os módulos, que podem ser transportados inteiros, têm usos diversificados como living, spa, suite e gourmet.

 Em 2016 projetou a “Cabana”, um projeto 45m2 que contemplava uma casa na árvore e uma casa pet. A ideia surgiu da simplicidade do traço de uma casa.  “Queríamos projetar a forma mais simples com a mais alto grau de sofisticação. A simplicidade desse projeto acabou transbordando e ultrapassando a arquitetura, e atingindo a emoção,” ele explica.

Nesta 28a edição da CASACOR, assina o Espaço Deca com uma proposta pra lá de inovadora. “Estamos projetando um espaço onde pretendemos mostrar o que está por trás de toda criatividade, tecnologia e inovação: a nossa essência,” ele explica. “Com isso nosso projeto não vai focar no produto da Deca e sim na origem de cada produto.” Partindo de um traçado dentro da proporção áurea, haverá um circuito onde as pessoas vão perceber a base das matérias dos produtos. E as paredes em brises de madeira apoiadas em um espelho d’água vão guiar o público para o núcleo do espaço. Algo realmente imperdível.

A dupla de sucesso Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz, da Intown Arquitetura, tem muitos motivos para comemorar. Até o fim do ano terão completado três coberturas na Zona Sul do Rio, além de uma linda fazenda com 850m2 nos arredores da cidade. E os clientes não estão só no Rio. Em breve começarão um projeto de um condomínio de apartamentos em Salvador.

Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz, sócios da Intown Arquitetura

Essa será a quarta participação da Intown na CASACOR Rio, além de uma passagem pela edição paulista. “Para nós é uma grande conquista, pois sempre tivemos nossos ídolos da CASACOR e sonhávamos em algum dia poder nos encontrar no nível deles. Esse já é um grande passo nessa caminhada,” destaca Hugo.

O loft da Intown Arquitetura na CASACOR Rio 2014, no CasaShopping

Em 2016 a dupla ganhou o prêmio de melhor projeto geral da mostra pelo jornal O Globo, com um loft na bela casa da Gávea.

Este ano eles assinam o Espaço Renault, e por enquanto o projeto ainda está sendo guardado a sete chaves. O que puderam adiantar para o A Cor da Casa é: “Vamos aplicar uma fórmula de construção itinerante, que estamos desenvolvendo com nossos parceiros,” revelam em tom de surpresa.

Camila Avelar e Bruno Carvalho, da BC Arquitetos, estão otimistas e têm motivo para isto. Com diversos projetos grandes no Rio, como de casas e coberturas, além de uma casa na Região Serrana, estão colhendo os frutos que vem plantando ao longo de 16 anos de carreira. Para eles, mesmo com a crise, o importante é manter a cabeça erguida e: “sempre projetar de forma autoral, visceral e prestar um atendimento de excelência,” explicam os arquitetos. “Nossas referências são além do computador, vem da música, arte, dança, moda e com isso, os espaços absorvem essas buscas e criam vida, alma e acho que isso vem se destacando,” destaca Bruno.

Camila Avelar e Bruno Carvalho, BC Arquitetos

Desde 2013, a BC Arquitetos participa da CASACOR Rio consecutivamente, com a exceção do ano passado, pois estavam – por sorte- com muitos projetos fora do país e comprometidos com viagens. E este ano de 2018 é mais do que marcante para a dupla, já que participaram da CASACOR São Paulo pela primeira vez e já saíram premiados pelo espaço. ” Isso nos motiva e nos faz acreditar que estamos no caminho certo,” explica Bruno.

O espaço Estar com Cinema da BC Arquitetos na CASACOR Rio 2014

Na mostra de 2015, a dupla assinou o bar.

Agora se preparam para projetar na CASACOR Rio uma casa suspensa e aberta para a natureza com duas piscinas da Unlimited. A proposta vai de encontro com o tema proposto pela CASACOR para as mostras de 2018 Brasil afora: “casa viva”. A dupla adianta que o público pode esperar um verdadeiro refúgio verde, com uma área total de aproximadamente 190 m2 de área construída, com living, sala de jantar, cozinha, banheiro, closet, quarto, duas áreas externas, uma íntima e uma principal com duas piscinas. Ou seja, tudo que tem direito. O público e os fãs aguardam ansiosamente!

A CASACOR Rio, vai de 18 de setembro a 4 de novembro, na Ladeira de Nossa Senhora nº 163 – Glória. a