Time de Veteranos

Este ano a CASACOR Rio de Janeiro completa 28 edições, e, como sempre, participarão dela arquitetos e decoradores que são veteranos da mostra. É um time que acompanha a CASACOR desde seu início em 1991, e que desde então, a cada ano, se propõe a criar algo novo, com frescor, criatividade, funcionalidade e o bom gosto que é característico deles. Estamos falando de Caco Borges, Ivan Rezende, Jairo de Sender, Luiz Fernando Grabowsky, Marcia Müller, Mauricio Nóbrega e Paula Neder. Esse é o “dream team” deste ano de 2018, que assina ambientes na deslumbrante propriedade da família Monteiro de Carvalho na Glória que abrigará a CASACOR Rio. Alguns deles completam aniversários importantes junto a CASACOR, como Caco Borges que comemora 25 participações nessa que é a maior mostra de decoração e arquitetura das Américas.

Caco Borges esse ano está sorrindo de orelha a orelha, pois completa “bodas de prata” na CASACOR Rio. “Essa é a minha 25a participação consecutiva!” se orgulha. Inclusive, ele adianta que a efeméride inspirou um projeto de livro, onde ele publicará fotos de todos os espaços que assinou desde que começou sua trajetória na CASACOR. Esse ano ele assina o Café, que segundo ele, tem tudo a ver com o estilo colonial do prédio onde o fica o ambiente.

Marcia Müller é outra que completa uma data redonda nesta edição, fechando 20 participações este ano. Sendo que dessas, três foram ao lado de talentosa sua filha e sócia Manuela Müller, e uma em São Paulo. Esse ano a dupla assina uma das salas de estar da bela casa no entorno do Outeiro da Glória. “O local é maravilhoso, excelente para reviver o charme de um bairro um pouco esquecido,” conta Marcia sobre o local do evento. Elas adiantam que o clima vai ser despretensioso e alegre, “um ambiente no qual nós mesmas nos sentimos bem.”

Jairo de Sender se prepara para sua 24a participação na CASACOR, motivo de muito orgulho e satisfação para o arquiteto que está presente na mostra desde 1991. “A CASACOR é para os arquitetos como os desfiles de escola de samba são para os carnavalescos. Quando acaba o evento, a gente já está pensando no próximo show!” ele brinca. Para ele, o que o mantém participando mesmo com a falta de tempo hoje em dia é o perfeccionismo e a organização impecável da 3Plus, empresa por trás da mostra comandada por Patricia Mayer e Patricia Quentel. E esse ano, Jairo aceitou o desafio de criar o primeiro espaço de Coliving na CASACOR. “Meu ambiente ainda está em processo criativo. O que posso adiantar é que vai unir beleza, praticidade, funcionalidade e irreverência, o que é a assinatura Jairo de Sender!”

Paula Neder além de ser veterana da CASACOR Rio, onde já participou de 20 mostras, como também já assinou um ambiente na CASACOR São Paulo. “Antes de participar pela primeira vez, tinha o sonho de um dia conseguir estar lá. A sensação de conquistar um sonho me acompanha em todas as edições,” ela declara. Esse ano ela assina o Bistrô e o Bar do rooftop, e já conta que serão ambientes leves e convidativos, um local onde amigos se encontram e curtem apreciando a bela vista.

Luiz Fernando Grabowsky, também com 20 passadas pela CASACOR, assina esse ano o Escritório do Empreendedor, na seção de Coworking da mostra.“Participei desde o primeiro CASACOR em 1991, e fico feliz de ver como se tornou um evento tão importante, bem organizado e que sempre traz novidades, seja pelo lugar ou pela proposta,” celebra Nando. O espaço será um mix de lounge e trabalho, um lugar para que o público conheça outros empreendimentos do Grupo Monteiro Aranha. Afinal, o prédio onde ficará o Coworking, ao lado da casa, foi na década de 70 passou a sede dos escritórios do grupo, onde permaneceram até 2016. “Meu espaço tem uma vista privilegiada. Vou tomar partido desta vista para torná-lo ainda mais especial,” ele conta. “A Glória para mim sempre remete ao Rio Antigo, o visual da Igreja e da Marina com todo este verde do Aterro mais a Baía é sempre lindo!”

Também participante a 20 edições está Mauricio Nóbrega, que este ano assina o Loft do Homem. “Sempre fiz questão de participar porque a CASACOR não serve apenas para a divulgação individual do trabalho dos arquitetos, mas também é o principal evento nacional de valorização de todo nosso segmento,” ele explica. E sobre a propriedade na Glória que sedia a mostra deste ano ele diz, “Mais uma vez descobriram um local novo para o grande público onde o próprio imóvel gera uma curiosidade que antecede a visita.”

Ivan Rezende, que participa há 17 anos, esse ano assina o projeto da fachada. “É uma fachada onde uma nova pele contemporânea fará um diálogo com a arquitetura original do prédio deixando transparecer as potencialidades de convivência entre dois tempos arquitetônicos,” ele ressalta. Para ele, foi uma emoção visitar a casa na Glória pela primeira vez. “Descer a Ladeira e nos remeter à história urbana da nossa cidade. Compreender que é possível conviver com o traçado urbano de um passado, pensar na contemporaneidade e no futuro. E, para completar, poder admirar por entre rasgos de céu, a paisagem exuberante do Rio de Janeiro,” ele finaliza.

A CASACOR Rio acontece de 18 de setembro a 4 de novembro, na Ladeira de Nossa Senhora nº 163 – Glória.