Micasa: Volume C

Hoje o A Cor da Casa mergulha no mais novo pavilhão de 225 m2 inaugurado pela paulista Micasa, a conceituada multi-marcas de móveis de design nacional e internacional. Chamado Volume C, tem projeto do studio mk27, de Marcio Kogan e Marcio Tanaka, e foi erguido para servir vários propósitos. É ao mesmo tempo loja, espaço de exposição e residência temporária para artistas convidados, com um trailer que pode ser instalado em seu interior. É um salão único e aberto, de 15m por 15m e pé direito de 7,5 m, onde no centro encontra-se uma linda luminária suspensa de Isamu Noguchi para pontuar a dupla simetria do espaço.

Os primeiros dois pavilhões, Volume A e Volume B, contrastam com o novo. O primeiro, desenhado pelo escritório franco-brasileiro Triptyque, é de vidro e metal. O segundo, também do mk27, tem uma fachada mais pesada de concreto.  Contrapondo-se à retidão da estrutura metálica do Vol.A, ao brutalismo do concreto aparente do Vol.B, o Vol.C flutua do chão delicadamente, como uma lanterna japonesa. O envelope é feito por folhas dobradas de dois materiais diferentes: policarbonato translúcido na metade superior e chapa metálica branca na inferior.

Os arquitetos decidiram por usar um sistema estrutural de madeira no projeto, deixando vigas e colunas expostas para transmitir uma sensação crua e ao mesmo tempo refinada, e adequado para uma obra limpa e rápida. Uma sucessão de pórticos de madeira laminada colada vence vãos de quase 15m. A cada dois módulos, no plano superior, estão os tirantes de aço para o contraventamento. Uma subestrutura sustenta a pele do fechamento e cria um intervalo entre o plano da fachada e os pilares. Esta distância reforça a leitura do ritmo e dos encaixes simples dos elementos de madeira.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Como o campus da Micasa é rodeado de natureza, a natureza entra dentro do Vol C através das sombras e shapes das árvores.  Durante o dia, as sombras das árvores do entorno são projetadas na fachada, trazendo o movimento poético da luz e da natureza para o espaço interno.

Fotografia: Fernando Guerra

A Micasa fica na R. Estados Unidos, 2109 – Jardim America, São Paulo.