Vagas Com Arte

No Design District de Miami, nem os estacionamentos escapam uma intervenção artística de design. Para variar do look cinzento e abarrotado dos estacionamentos rotativos mundo afora, o chamado Museum Garage convidou cinco escritórios de arquitetura renomados para fazerem intervenções artísticas em sua fachada. O resultado é um verdadeiro mash-up de estilos coloridos e ecléticos, chamando atenção do gigante estacionamento de sete andares localizado na interseção da Primeira Avenida com a Rua NE 41.

Os escritórios convidados foram: WORKac, J Mayer H, Clavel Arquitectos, Nicolas Buffe e K/R. E quem comanda o projeto é o arquiteto Terence Riley, do K/R, a pedido de Craig Robins, o incorporador do Design District. O bacana é que nenhum dos escritórios participantes sabia o que o outro estava bolando para a fachada. Portanto, o divertido é ver como que o descombinado combina!

O escritório alemão J Mayer H criou uma fachada com nome de “Beijos e Abraços” inspirada em um quebra-cabeça. São listras espaçadas em azul e vermelho e outras em branco. Já o escritório de Nova York WORKhac criou uma fachada rosa que parece uma fazenda de formigas. A firma espanhola Clavel Arquitectos por sua vez projetou a “Urban Jam”, com 45 carros metálicos em dourado e prateado- que evocam o renascer da vida urbana naquela região. O lado da garagem que é de frente para o Institute of Contemporary Art foi desenhado por K/R. Chamada de “Barricada”, é feita de aço inoxidável e concreto. Por último, Nicolas Buffe, o artista plástico francês, fez uma brincadeira com animes japoneses para a fachada que dá para a Rua 41.

 

E mais: o estacionamento não é “apenas” uma garagem. Além das 800 vagas, no térreo existem lojas, além de um jardim, biblioteca pública e um playground. Isso sim é aproveitamento de espaço usando criatividade, bom humor e empreendedorismo!