Inspiração: Hermitage Amsterdam

O A Cor da Casa se inspira hoje em uma parceria especial entre russos e holandeses que chegou em 2009 para trazer ainda mais arte e cultura para a Europa. Estamos falando sobre o Hermitage Amsterdam, museu de primeira linha na capital holandesa que abriga obras do State Hermitage de São Petersburgo, um dos maiores e mais importantes museus do mundo. Com mais de 12,846m2 de área total, é a maior filial do museu russo no mundo. O museu abriga duas exposições permanentes – uma sobre as relações Rússia-Holanda, e a outra sobre a história do edifício clássico que abriga o museu, o Amstelhof. Além disso, a cada ano, uma exposição temporária faz uma visita ao museu.

Com uma expressiva reforma feita entre 2007 e 2009 pelo arquiteto Hans van Heeswijk, o edifício que desde 1683 abrigava um asilo para idosos, continuou com sua estrutura clássica, mas seus interiores – projetados pelo escritório Merkx+Girod, foram completamente transformados para abrigar obras de arte de primeiríssima qualidade.

Outro detalhe importante: a localização do museu é mais do que privilegiada, a bordo do Rio Amstel.

A grande curiosidade entre essa parceria entre Rússia e Holanda, é que as relações artísticas internacionais entre Rússia e Holanda são de longa data. Os czares russos colecionavam pintores da importante escola holandesa de arte do século XVII, como Rembrandt. Além disso, um integrante da Casa Romanov, que é a família real russa, se casou com um príncipe da família real holandesa, da Casa Orange-Nassau. Portanto, os laços entre os dois países se estreitaram e até hoje as boas relações podem ser consideradas fruto disto. Na inauguração do Hermitage Amsterdam, tanto o presidente Dmitry Medvedev, da Rússia, quanto a Rainha Beatrix, da Holanda, estiveram presentes.

Atualmente o museu tem em cartaz uma grande exposição até o fim de maio chamada “Mestres Holandeses: Tesouros dos Czares”. São obras da vasta coleção de pintura holandesa do Hermitage de São Petersburgo- muitas delas jamais vistas na Europa. São cerca de 63 obras por 50 diferentes artistas, uma oportunidade única para os próprios holandeses desfrutarem de um pedaço tão importante da história deles, e também para o visitantes internacionais se aproximarem da pintura holandesa clássica, que é tão especial.

O Hermitage Amsterdam fica na Amstel 51, em Amsterdam. Recomenda-se compra antecipada de ingressos para o museu – especialmente exposições temporárias- através do site  do museu.