Arquitetura Celeste

O sempre criativo e cheio de humor Atelier Fornasetti apresentou sua nova coleção durante a Milano Design Week. O designer, Barnaba Fornasetti, se inspirou no imaginário da arquitetura, sempre presente no atelier desde sua fundação, e também no universo da astronomia. O resultado é uma coleção chamada “Arquitetura Celeste”, que transcende a fantasia e busca compreender a realidade que está no cerne da criação humana.

A partir de peças que ele encontrou dos anos 50, criadas por seu pai Piero – que sempre foi fascinado pela relação entre edifícios e móveis – Barnaba partiu para uma releitura destes trabalhos. O título, “Arquitetura Celeste”, faz referência aos edifícios que desde os tempos antigos incorporam sabedoria astronômica, revelando assim sua importância simbólica e também a influência que a astronomia exerce no homem. Ao mesmo tempo, a cor azul-celeste chega para acompanhar os tradicionais desenhos e motivos em branco e preto do Atelier Fornasetti, prestando homenagem à arte metafísica, com seus tons frios e a presença solitária de elementos da arquitetura. Isso tudo sem esquecer, é claro, que os sonhos permitem que a gente alcance mais rapidamente a realidade.

São diversas peças de mobiliário e objetos de decoração na coleção “Arquitetura Celeste”. Um dos destaques é sem dúvidas o “trumeau” (armário tradicional europeu), em edição-limitada de apenas vinte peças. Além disso, cadeiras, gabinetes, mesas, espelhos e muitas outras peças que mergulham nesse mundo fantástico e criativo de Barnaba Fornasetti.

 

 o icônico “Trumeau Architettura Celeste”, em edição-limitada

 

 

Cadeira “Sole Celeste”

Espelho “Architettura  Celeste”

Armário curvado “Architettura  Celeste”

Gabinete “Architettura  Celeste”

Como sempre, cada peça é feita artesanalmente e vem com um número de colecionador, elevando portanto cada uma delas como obra de arte.