Moda em Casa

Há alguns anos em Milão, a presença de grifes de moda no Salone de Mobile e no Fuorisalone era esporádica. Hoje, elas estão cada vez engajadas na produção moveleira e as colaborações entre estilistas e designers de móveis podem ser consideradas uma das maiores tendências do mercado. Apenas na feira, são 40 grifes presentes em stands, apresentando suas coleções de móveis e objetos para casa. Entre elas, Louis Vuitton, Hermès, Dolce&Gabana, Tiffany & Co., Cartier, Bottega Veneta, Valentino, Swarovski, Fendi, Ferragamo, Cavalli, Armani, e a lista continua. No Fuorisalone, onde lojas organizam coquetéis, festas e eventos em suas lojas, a quantidade é ainda maior. Por isso, o A Cor da Casa destaca hoje cinco de nossas colaborações favoritas entre esses dois universos que tanto nos fascinam, e que fazem possível que a moda entre dentro de nossas casas com charme e elegância.

 

 

Louis Vuitton

Começaremos falando da Louis Vuitton, que pelo sexto ano consecutivo, lança novos produtos da coleção de edição-limitada “Objetos Nômades” durante a feira. Como sempre, designers de renome são convidados para esta parceria, e cada peça produzida é o resultado do savoir-faire dos artesãos da Maison e a criatividade de um designer contemporâneo. A novidade este ano foi o lançamento da primeira “Pequenos Nômades”, descrita como uma linha criativa, elegante e poética de objetos de decoração feita por designers da “Objetos Nômades”. Entre os escolhidos para este ano, estão os brasileiros Irmãos Campana. Eles criaram o “Vaso Tropicalista”, onde as pétalas são feitas de couro, inspiradas nas bromélias da América do Sul.

 

Bottega Veneta

A Bottega Veneta Home lançou na feira uma coleção nova desenhada pelo diretor criativo da grife, Tomas Maier. O motto é: uma linha para a casa, respeitando o artesanato e trazendo harmonia entre matéria, design e funcionalidade. Como sempre, as peças se destacam pelo acabamento artesanal em couro, que é o carro-chefe da grife. E nesta nova linha, a aposta maior são nas peças mais coloridas, fugindo dos tons geralmente mais neutros associados à marca. Outro destaque é a colaboração com a lighting designer italiana Osanna Visconti, que criou uma linha de luminárias.

 

 

 

Hermès

A chiquérrima Hermès, apresentou no Fuorisalone sua nova linha de louças, além de objetos, móveis, revestimentos de parede e tecidos, claro. Mas a novidade da linha de louças é a parceria com o artista plástico irlandês Nigel Peak, conhecido pelos desenhos geométricos e com cores vibrantes. O resultado é uma linha inteira de porcelana -de bowls a chaleiras. Chamada “A Walk in the City”, a coleção celebra a magia da primavera e as todas as cores envolvidas.

 

 

 

Etro Home Interiors

Quem estreou no mercado “home” na feira este ano foi a Etro, com a linha Etro Home Interiors, em colaboração com o Jumpo Group. A moda da marca é inspirada em um estilo nômade com toques do Oriente e de viagens a países longínquos, e portanto, agora nas peças para casa, essa linguagem foi traduzida para a decoração. Veludo estampado, acabamentos em bronze, palha vienesa cereja… Um estilo eclético, erudito e internacional, simplesmente resumindo.

 

 

Atelier Swarovski

Quem também está cada vez mais transitando para o mundo do home-design é a Swarovski, que para a ocasião da feira, lançou uma coleção de produtos feitos em parceria com seis designers internacionalmente reconhecidos. São eles: Nendo, Patricia Urquiola, Peter Pilotto, John Pawson, Tord Boontje e Marjan van Aubel. Destacamos aqui as peças do estilista ultra-moderno Peter Pilotto. Ele, que assina a sua primeira coleção para o Atelier Swarovski, apresenta a linha “Arbol”. São  lustres criados para darem a sensação de serem uma extensão da coleção da joalheria, inspirados nos incríveis móbiles de Alexander Calder.