Essenza Etel

O início oficial da Milano Design Week é só amanhã, mas a cidade já está em efervescência desde a semana passada, quando expositores, visitantes e curiosos começaram a desembarcar na capital internacional do design. Várias lojas e showrooms já estão com instalações e exposições montadas, recebendo hordas de visitantes durante o final de semana. Esse é o caso da brasileira ETEL, que em seu showroom-galeria recém inaugurado em Milão, participa pela primeira vez dessa festa, trazendo o design original brasileiro para o epicentro do design mundial.

Para quem não lembra, em janeiro noticiamos aqui  a inauguração da galeria-showroom da ETEL na Via Maroncelli. Agora, este mesmo espaço foi transformado em sala de exposição, apresentando “Essenza: a Wooden Story”, uma instalação imersiva desenhada pelo escritório de design Superluna, comandado pelo arquiteto italiano Luca Sartori – o mesmo que fez o projeto da loja.

 

Marco Bonfatti Paini, arquiteto do Studio Superluna, Etel Carmona, proprietária da ETEL, Luca Sartori, arquiteto do Studio Superluna, Lissa Carmona, CEO da ETEL

 

Em entrevista para o A Cor da Casa, Lissa Carmona, CEO da ETEL, conta que o objetivo é investigar o espírito da marca fundada por sua mãe,  Etel Carmona, através da vasta coleção de madeiras tropicais presentes na preciosa Xiloteca. “O design brasileiro foi muito impactado pela natureza, especialmente pela madeira brasileira,” ela conta, “e a história da ETEL também começa com o mundo das madeiras.”

 

 

Onze madeiras da xiloteca ETEL foram selecionadas para a exposição: Cedro, Cumaru, Freijó, Ipê, Jequitibá, Roxinho, Peroba, Imbuia, Pau Ferro, Nogueira Americana e Sucupira. As árvores são representadas por uma aquarela assinada pela ilustradora brasileira Camilla Grey. Além disso, um totem com as lascas das madeiras utilizadas como matéria-prima das peças está disponível para que os visitantes sintam suas texturas e compreendam como elas são ao natural.

 

Poltrona de Balanço de Lina Bo Bardi, com madeira Cedro

 

Banco Renda de Lia Siqueira, madeira Peroba

 

Em visita a exposição, o Embaixador do Brasil na Itália, e também ex-ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, revelou ter se sentido tocado pela exposição, afinal, como bem colocou Lissa Carmona, “esse é um belo jeito de mostrar o Brasil.”

 

 

O showroom da ETEL fica na Via Maroncelli 13, e a exposição “Essenza: a Wooden Story” fica em cartaz até 22 de abril.