Preview Milão 2018

Estamos a poucos dias do início oficial da 57ª edição do Salone del Mobile, conhecido por aqui como Feira de Milão. Como a cada edição, é o destino de profissionais da área de design, recebendo uma média de 300,000 visitantes de 165 países.  Na feira são apresentadas as tendências e lançamentos das 2 mil mais incríveis empresas da indústria moveleira do mundo. Mas mais do que o agito nos pavilhões da feira, Milão estará em plena Design Week, com eventos paralelos a feira acontecendo em diferentes hubs e movimentando a cidade. Resumindo, de 17 a 22 de abril, todos os olhares estarão sob Milão.

 

 

O chamado Fuori Salone engloba todos os lançamento de produtos, exposições, palestras, festas, coquetéis entre outros happenings na cidade. São tantos eventos que é difícil ter tempo para visitar tudo. Fizemos aqui no A Cor da Casa uma wish list dos eventos que mais nos chamaram atenção:

 

A italiana Vitra está reunindo em um antigo estádio esportivo chamado La Pelota, no distrito de Brera, objetos icônicos e protótipos que nunca chegaram a ser produzidos pela empresa. Chamada “Typecasting”, a exposição apresenta 200 desses objetos que moram no acervo da empresa para examinar como o móvel molda a vida e identidade das pessoas. Com curadoria do designer austríaco Robert Stadler, os objetos serão agrupados por ele de acordo com as “personalidades” – ou seus papéis na sociedade.

 

 

Todas as quatro estações vão coexistir durante a feira. Isso é porque o arquiteto italiano Carlo Ratti desenhou um pavilhão “mágico” em plena Piazza del Duomo, a praça principal da cidade e também um dos principais pontos turísticos. A instalação em formato de jardim reúne primavera, verão, outono e interno – diversos microcosmos climáticos – em um espaço controlado por um sistema de tecnologia de ponta. “Living Nature” explora a relação entre natureza e o “morar”, provocando uma discussão interessante sobre o design sustentável em nossas próprias casas.

 

 

O design nórdico está em alta há muitos anos. Mas não é sempre que nos deparamos com uma exposição exclusivamente dedicada ao design norueguês. Com todo o seu charme clean, a “Norwegian Presence” é uma exposição em um showroom no badalado distrito de Tortona que reúne objetos que comunicam o conceito da Noruega moderna. São designers estabelecidos e emergentes, que lado a lado, mostram sua criatividade para o público sedento de bom design. O foco é demonstrar a importância da colaboração do design, tecnologia e artesanato, ou como eles falam em norueguês: fellesskap.

 

 

Após alguns anos sem participar da feira, a Hay faz o seu “comeback” em grande estilo. A marca dinamarquesa fechou parceria com a Sonos e a WeWork, e juntos vão ocupar o histórico Palazzo Clerici com peças de design para o dia-a-dia em casa e no trabalho. A escolha do tradicional palácio implica a celebração do passado para que possamos evoluir para o futuro. E já que a linha entre casa e ambiente de trabalho anda cada vez mais tênue, a Hay estimula essa aproximação no mesmo espaço.

 

 

Imagine poder viver em um lugar onde você é o arquiteto e decide a planta do seu apartamento. Essa é a ideia por trás da exposição “Mini Living- Built by All”. Uma parceria da Mini Cooper, que pertence a BMW, com o estúdio de design britânico StudioMama, a exposição destaca o papel que o usuário deveria ter em organizar o espaço que vai utilizar. Dentro de um edifício anteriormente desocupado, são quatro espaços diferentes, onde residentes podem desfrutar da privacidade ou também optar por algo mais compartilhado e comunitário. Com apenas 15-20 metros quadrados, os espaços têm tamanhos, cores e materiais diferentes e expressam não só as diferentes personalidades que ali vivem, como também a flexibilidade e versatilidade do viver. Além dos espaços privados, há também uma cozinha comunitária, um atrium, um jardim e uma academia ao ar livre. No final, é também um utópico micro-bairro, altamente curado a gosto do cliente!

 

 

Que a tecnologia é o maior aliado contemporâneo do design, nós já sabemos. Mas que é possível imprimir os móveis dos nossos sonhos… bom, aí já é novidade. E é justamente isso que o showroom da marca espanhola Nagami apresenta no distrito de Brera. A marca, que apresenta sua primeiríssima coleção e já está na boca do povo, lança cadeiras produzidas através de impressoras 3D feitas por designers britânicos de renome. Chamada “Brave New World”, a coleção apresenta duas cadeiras de Zaha Hadid Architects, um banquinho feito pelo designer Ross Lovegrove, e uma cadeira feita pelo arquiteto Daniel Widrig. Tudo altamente hi-tech!

 

 

A Milan Design Week começa nesta segunda-feira, 17 de abril, e vai até o domingo 22. Para a programação completa do Fuori Salone, visite este site. E para informações sobre a visitação da feira, visite o site oficial do evento.