Inspiração: Joe Seiler

O A Cor da Casa se inspira hoje na obra de Joe Seiler, um jovem artista plástico que inaugura hoje uma individual na galeria carioca Martha Pagy Escritório de Arte. O artista produz obras feitas com canetas esferográficas em diversas cores. “A Cor da Luz” é o título da individual, que reúne trabalhos feitos ao longo do último ano, com caneta Bic. Seiler é o perfeito exemplo do artista contemporâneo internacional. Nascido em Nova York, criado no Rio de Janeiro, cursou universidade nos Estados Unidos e atualmente faz mestrado em Londres.

 

O artista plástico carioca Joe Seiler

 

“Sem Título”, Joe Seiler (2017-2018)

Formado em artes plásticas pela Universidade de San Diego, Seiler começou a trabalhar com gravura e escultura e logo se aprofundou na técnica, explorando a fisicalidade do processo. A partir da forma de um “rabisco” e tendo como base a técnica da gravura, desenvolveu seu trabalho entre desenho, escultura e colagem. Com a escultura, o “rabisco” passa a ocupar um espaço tridimensional, e o retorno ao desenho rebate essas infinitas formas de ilusão em duas dimensões. A gravura então se torna não um fim, mas parte de um processo criativo para suas colagens. Ao exagerar o gesto do rabisco, desenvolveu trabalhos com caneta Bic mesclando pintura e desenho, com a saturação total da tinta no papel. As canetas vazias servem de matéria para trabalhos esculturais.

“Sem Título”, Joe Seiler (2017-2018)

Seiler atualmente vive e trabalha em Londres, onde cursa mestrado em artes plásticas pela Goldsmiths University. Ele descreve suas últimas telas como “uma exploração da interação das cores com referências no espectro da luz visível e no padrão de impressão CMYK.” E adiciona: “O resultado são composições abstratas com os tons kitsch das canetas.”

“Sem Título”, Joe Seiler (2017-2018)

Sobre a mostra, o curador Franklin Espath Pedroso comenta: “…Numa dinâmica incessante transfere toda a tinta da caneta para o papel até esgotá-la. Uma depois da outra. Esse depósito de tinta faz com que o papel se sature transformando suas linhas, riscos e traços em pinceladas.”

“Sem Título”, Joe Seiler (2017-2018)

“A Cor da Luz” fica em cartaz de hoje até 26 de maio no Martha Pagy Escritório de Arte. As visitas são feitas através de agendamento pelo e-mail: marthapagy.escritoriodearte@gmail.com. Paralelo a exposição de Joe Seiler, a artista plástica Leonora Weissman expõe sua individual “A Pequena Idade do Gelo”.