Brasile em Milano

Os tambores já estão esquentando para a edição de 2018 do ISaloni, o Salão do Móvel de Milão, conhecido também como Feira de Milão. E como não poderia ser diferente, o Brasil é sempre muito bem representado nessa que é a semana do design internacional. No Fuorisalone, a programação de eventos que acontecem fora dos pavilhões da feira, são várias as oportunidades para ver e conhecer o design brasileiro.

Um dos destaques da participação brasileira é a exposição Brazilian Modern Masters, no térreo do Spazio Edit, um centro de eventos que será usado pela Apex-Brasil para expor os trabalhos dos designers brasileiros. A exposição traz a história do design de móveis no Brasil desde 1940, trazendo nomes como Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e Jorge Zalszupin.

 

Além da exposição principal, os visitantes poderão ver o trabalho de pioneiros como o arquiteto Sérgio Rodrigues, em uma exposição com a curadoria do Instituto Sérgio Rodrigues, da Embaixada do Brasil em Roma, e do Lin Brasil.

Também no Spazio Edit, uma exposição realça o que há de melhor no design contemporâneo brasileiro. Dividida em partes, a mostra tem como objetivo a realização de contatos comerciais, parcerias com compradores internacionais e captação de investimentos, além da promoção da imagem brasileira no mercado internacional. Na edição de 2017, cerca de 116 mil pessoas visitaram a Be Brasil.

Na seção “O Sentar Brasileiro”, diferentes cadeiras representam a diversidade cultural do país, já que cada uma remete a uma referência distinta. Jader Almeida, Guto Índio da Costa, Carol Gray e Estudio Bola são alguns dos designers da seção, que tem curadoria de Ethel Leon.

Cadeira Mia por Jader Almeida

Cadeira Cinto por Carol Gray

Em “Luminárias”, Gisela Simas, Simone Oliveira, Geo Luz Cerâmica e Accord apresentam soluções e inovações no campo da iluminação. Destaca-se a “Congonhas”, de Gisela Simas, inspirada nas asas do Boeing 737-800, representando liberdade e tecnologia.

Luminária Congonhas, por Gisele Simas

Finalmente, em “Nossa Casa”, com curadoria de Camila Fiz e Jorn Konjin, essa seção apresentará a visão contemporânea para o design brasileiro. O foco é na inovação e criatividade, partindo do princípio da cultural local para reproduzir peças novas e modernas – como objetos feitos em impressoras 3D. Entre os designers estão: Gustavo Martini, Ronald Sasson, Alva Design, Guto Requena e Marcio Kogan.

A “Be Brasil Milão” acontece entre 17 e 22 de abril, durante a Semana de Design de Milão, na Itália, no Spazio Edit – Via Maroncelli 14.