Bel e Bob

É amanhã, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a grande estréia do livro “Bel Lobo e Bob Neri: Vida é Obra”, que reúne histórias e projetos dos arquitetos – e marido e mulher – nacionalmente reconhecidos. Sócios há trinta anos, a dupla tem sua vida e obra revelada pela jornalista e escritora Simone Raitzik em 350 páginas, publicado pela editora Bazar do Tempo.

Bel Lobo e Bob Neri (foto: Leo Aversa)

“O livro revela as curiosidades dos nossos projetos e conta as histórias por trás da história… As inspirações, os acasos que acontecem e definem novos caminhos para nossas criações”, conta a arquiteta Bel Lobo.

 

O projeto do livro começou com a tentativa de organizar três décadas, muito bem vividas e registradas, de histórias e projetos. Mas, frequentemente, conta Simone Raitzik, surgia a dificuldade em categorizar o que era “Bel”, o que era “Bob”, o que era “Vida” e o que era “Obra”. “Quando a casa vira escritório, quando os clientes viram amigos e os amigos viram clientes, quando o marido vira sócio e os filhos viram parceiros de projeto, não tem jeito: vida é obra mesmo”, diz a autora.

 

Assim, o livro tem dois começos e dois fins: de um lado, o livro abre com a parte “Vida”, que apresenta a trajetória pessoal de Bel e Bob: o encontro na faculdade, os espetáculos que faziam no coral Coro Come, o casamento, os filhos, as viagens e a arquitetura. E de outro, virando o livro de ponta-cabeça, o livro revela a “Obra”, inventariando uma série de projetos criados pelo escritório de Bel e Bob, be.bo,  que se tornou uma referência nacional no campo da arquitetura de ambientes comerciais, para algumas das mais importantes marcas do mercado brasileiro. “Foi difícil fazer a seleção, pois eles assinam quase 5 mil projetos. Dava para fazer 10 livros!” brinca Simone.

 

Essa trajetória apresentada no livro começa na Richards, nos anos 1980, quando Bel foi contratada como arquiteta pela marca. Depois do nascimento do primeiro filho do casal, João, Bob assumiu o lugar da mulher na empresa, levando a  marca a ser reconhecida por vender não apenas peças de vestuário, mas um estilo descontraído e sofisticado de ser e viver.

Richards do Village Mall (foto: André Nazareth)

A partir daí, são apresentados mais de 50 projetos − entre eles, Salinas, Boticário, Farm, Arezzo, H.Stern, Livraria da Travessa, Phebo, Biblioteca Parque Estadual, Bob’s, Bebê Básico, Hotel Ipanema Inn −, passando por mostras de arquitetura e decoração e pelos programas de TV “Decora”  e “Lá Fora”, que Bel apresentou no canal GNT. Os projetos são apresentados por temas, desvendando a essência de cada um.

Livraria da Travessa do Barra Shopping (foto: Marcos Bravo)

 

Biblioteca Parque Estadual (foto: André Nazareth)

 

CASACOR Rio 2017 (foto: André Nazareth)

O livro traz ainda uma série de QR Codes com vídeos que complementam a história: o casamento de Bel e Bob, há 30 anos, a concorrência que a dupla participou para fazer o projeto da Quem disse, Berenice?, a nova marca do grupo Boticário, o casal cantando para uma propaganda em rádio, uma série de estudos para a loja Farm Ipanema, palestras que ministraram.

Loja Farm de Ipanema (foto: Pedro Meyer)

 

O livro “Bel Lobo e Bob Neri: Vida é Obra” será lançado amanhã, 20 de março, às 19h na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.