Brasil na The Armory Show

É hoje a inauguração para o público do The Armory Show, em Nova York, que fica entre o Pier 92 e o 94 apenas até este domingo. Com 198 galerias de 31 países, a feira apresenta desde obras-primas históricas até trabalhos de artistas contemporâneos emergentes. A feira, que acontece anualmente desde 1994, é sem dúvida o ponto de encontro para colecionadores e apaixonados por arte dos séculos XX e XXI, e é conhecida por inspirar diálogo e descobertas e na esfera das artes visuais. Nesta 24ª edição, apenas três galerias brasileiras foram selecionadas para participar. São elas as incríveis Galeria Nara Roesler, Galeria Mercedes Viegas e Ronie Mesquita Galeria- todas com presença no Rio de Janeiro.

 

Foto: Teddy Wolff | Cortesia The Armory Show

 

Na seção Insights, 32 galerias internacionais apresentarão o trabalho solo de artistas com obras feitas antes do ano 2000. Entre os highlights destacados da feira, está a mostra de Anna Maria Maiolino, brasileira representada pelas cariocas Mercedes Viegas e Ronie Mequita Galeria. A artista é uma das mulheres mais importantes da arte brasileira da segunda metade do século 20. Maiolino acaba de encerrar uma exposição retrospectiva no MOCA (Museu de Arte Contemporânea), de Los Angeles, com cerca de 140 trabalhos, desde o começo dos anos 60 até os dias atuais, reunindo xilogravuras, esculturas em diferentes materiais, filmes e performances.

 

“Sem Título”,  da série Cartilhas (1980) por Anna Maria Maiolina

 

“Outras Codificações” (2000) por Anna Maria Maiolino

 

Na seção Galleries, a galeria Nara Roesler, que tem presença em São Paulo, Rio de Janeiro e também Nova York, apresenta o trabalho de 14 artistas – nacionais e internacionais. São eles: Abraham Palatnik, Artur Lescher, Brígida Baltar, Bruno Dunley, Carlito Carvalhosa, Daniel Buren, Daniel Senise, José Patrício, Julio le Parc, Laura Vinci, Marco Maggi, Paul Ramirez Jonas, Vik Muniz e Xavier Veilhan. Essa é maior seção da feira, com 109 galerias participantes.

 

O stand da Galeria Nara Roesler na feira

 

Um dos grandes acontecimentos vinculados à inauguração desta edição de 2018 é a instalação artística do fotógrafo multimídia francês JR. Em sintonia com a atual conturbada política de imigração nos Estados Unidos, definida pelo Presidente Trump, o artista apresenta do lado de fora do Píer 94 uma instalação com fotos antigas em Ellis Island. A ilha, onde hoje fica a Estátua da Liberdade, foi entre 1892 até 1934 a porta de entrada de imigrantes que fizeram Nova York virar a  incrível Nova York cosmopolita que hoje conhecemos. A obra de arte é sem dúvida um statement político – e – artístico sobre esse assunto que está tão em pauta nos dias de hoje.

 

JR assina instalação para o Armory Show

 

A The Armory Show acontece de hoje até 11 de março nos Piers 92 e 94, que ficam no 711 12th Avenue, na altura da 55th Street, em Manhattan / Nova York.