À Mesa com Norman Foster

O inglês Norman Foster é um homem de muitas facetas. Não só é o responsável por um dos escritórios de arquitetura mais famosos do mundo, o Foster + Partners, é presidente da Norman Foster Foundation, um think-tank dedicado a pesquisa interdisciplinar de arquitetura, design e urbanismo,  como também é designer de produtos. Ao mesmo tempo que ganha prêmios como o Pritzker,  projeta grandes edifícios sustentáveis e inteligentes, como o AQWA Corporate no Rio, que sediou a CASACOR Rio no ano passado, também acaba de lançar uma coleção de aparelho de jantar para a marca dinamarquesa Stelton. O lançamento da coleção, feita de aço inox, porcelana e vidro, aconteceu na última sexta-feira em Frankfurt, durante a feira Ambiente Trade Fair.

Desenho da coleção by Norman Foster para Stelton

Essa não é a primeira vez que a modernosa Stelton, marca conhecida pelo design atemporal de ponta,  convida designers de renome para assinar linhas de produtos. Mas colaborar com Norman Foster é sem dúvida uma colaboração única e de grande destaque. Através de formas arredondadas, curvilíneas e leves, Foster desenhou elegantes copos, taças de vinho, xícaras de café e chá, bandejas, bowls, decanters e jarras.

“Existe uma grande ambiguidade no poder das curvas e linhas, seja para definir um indivíduo, um edifício, uma ponte, o skyline ou um navio,” disse Norman Foster sobre a coleção, que une formas esculturais simples e leveza geométrica. Para a linha mais elegante, Foster misturou inox espelhado e bronze, criando um efeito mais chic para as peças. As taças de vinho, nada convencionais, são de inox por fora e tons de bronze por dentro, criando um efeito dourado.

Para a linha mais despojada, o toque de elegância está no formato clean e arrojado, típico de produtos escandinavos.

Em breve os produtos serão vendidos online para Europa e Estados Unidos através do site da Stelton e outras lojas com foco em design escandinavo.