Inspiração Gaudí

O A Cor da Casa se inspira hoje na Casa Vicens, o primeiro projeto residencial do arquiteto catalão Antoni Gaudí, que encontra-se pela primeira vez aberto para a visitação pública. Localizada em Gràcia, o mesmo bairro de Barcelona onde fica o Parque Güell- um dos projetos mais conhecidos de Gaudí- a casa foi originalmente projetada em 1883 para ser a residência de veraneio do banqueiro Manel Vicens i Montaner.

 

 

Em 2014 a casa foi comprada pela instituição espanhola MoraBanc, que prometeu um grande projeto de restauração para que pudesse finalmente ser convertida em museu. Este é um de sete projetos de Gaudí em Barcelona que foram designados Patrimônio Mundial, entre os quais, a Casa Vicens é o último a ser aberto para o público.

 

 

Com quatro andares, a casa se destaca pela fachada fascinante, com seus tijolos todos trabalhados misturado com belíssimos azulejos coloridos.  

 

 

O interior é decorado com pinturas em motivos ligados à natureza, como pássaros, videiras, frutas e flores. A impressão que fica é a de olhar para fora de uma janela enquanto estamos apenas observando a cúpula da sala de estar. Seus cômodos opulentos foram restaurados com base em uma profunda pesquisa, e apenas algumas modificações foram feitas para que o edifício pudesse funcionar como museu. No último andar, encontra-se um display que mostra a casa como projetada originalmente.

 

 

Há quem veja forte influência da arquitetura moura no projeto. Outros já apontam inspiração no movimento art nouveau. Tem também quem ache o projeto influenciado pela arquitetura do Império Persa. Mas o que ninguém discorda é que a Casas Vicens é um riquíssimo trabalho de um dos arquitetos mais importantes do mundo. E também que é um belo exemplo do modernismo catalão, criado por Gaudí naquele período, bravamente misturando cores fortes e diversos estilos e materiais como ferro, vidro, azulejos, tijolo e concreto num mesmo projeto.

 

A Casa Vicens fica no Carrer de les Carolines 20, em Barcelona. A compra de ingressos antecipados é indicada para evitar longas filas.