British Tea & Arts

Fazia tempo que a monarquia inglesa não estava tão em alta. Seja pelo sucesso da série do Netflix “The Crown”, pelo recém-lançado filme sobre o Churchill, “O Destino de Uma Nação”, ou possivelmente também pelo polêmico noivado do Príncipe Harry com a atriz americana Meghan Markle, o fato é que a família real está na crista da onda. E para quem está acompanhando um, ou todos os happenings citados, a dica de hoje é a visita especial que começa no dia 27 de janeiro de duas exposições sobre os reis Carlos I e II. Uma é na Royal Academy of Arts e a outra no próprio Buckingham Palace. E agora a surpresa: esse tour dá direito a uma pausa para um chá com bolos e biscoitos – algo absolutamente inglês – no RA Grande Café.

A visita começa na exposição “Charles I: King and Collector” na Royal Academy of Arts. Lá estão reunidos grandes obras da incrível coleção de arte de Carlos I. Muitos dos quadros expostos, estavam espalhados pela Europa depois de sua execução em 1649, e agora se encontram no mesmo ambiente graças aos esforços curatoriais do museu.

A small part of the impressive paintings which is on display at the new Charles II: Art & Power exhibition at the Queen’s Gallery in London.

Depois dessa visita, uma pausa para o tradicional chá inglês, que é uma instituição britânica! O café do museu, chamado RA Grand Café, serve chás tão maravilhosos quanto os murais de Gilbert Spencer que decoram o salão. O cardápio de 40 diferentes tipos de chás garante que ninguém sai sem encontrar algo que agrade o paladar. Acompanhando de scones então…

A visita continua após uma breve caminhada de 15 minutos até o Buckingham Palace, para a exposição sobre o Rei Carlos II. Como se sabe, o palácio só é aberto para visitação durante agosto e setembro – já que é a época que a Rainha usufrui primordialmente de sua residência de verão. O que nem todo mundo sabe, é que é possível visitar a Galeria da Rainha, chamada Queen’s Gallery, durante o ano inteiro. E é lá onde esta exposição sobre Carlos II fica em cartaz até maio.

“Charles II: Art and Power” conta a história do ressurgimento das artes na Inglaterra depois da restauração da monarquia em 1660. A corte de Carlos II virou a grande patrocinadora das artes e ficou conhecida como uma colecionadora de grandes obras para a decoração dos aposentos reais. Esta exposição reúne não só os quadros, como também móveis cobertos de prata, importantes tapeçarias e tudo mais que representa o luxuoso reinado de Carlos II, o grande defensor da monarquia, responsável por restaurar a dinastia Stuart.

A Visita Especial “Charles I & Charles II With Tea and Cake”  vai de 27 de janeiro até 15 de abril. A entrada custa 29 libras e requer compra agendada pelo site do Royal Academy of Arts.