Starck na Cozinha

Fim de ano é época de festas mas também de lançamentos e tendências para o ano que está chegando. No mundo do design, uma das grandes novidades é a linha nova de utensílios para a cozinha que  Philippe Starck desenhou para a marca francesa Degrenne. Lembrando que essa não é a primeira peça de cozinha criada pelo mestre do design de móveis internacional. Starck em 1990, foi chamado pela marca italiana Alessi para criar um espremedor de limão chamado “Juicy Salif”.

Mas dessa vez, Starck, que é conhecido mundo afora por suas peças de design arrojados e modernosos, recebeu um convite um tanto quanto ousado da tradicional Degrenne. A marca francesa pediu que ele redesenhasse uma peça que é best seller na França desde 1923, o descascador L’Econome. Originalmente produzido pela Le Thier, hoje em dia o L’Econome é produzido pela Degrenne, e os diretores da marca acharam que Starck seria a pessoa ideal para dar um novo look para esta peça-chave das cozinhas profissionais e amadoras francesas.

Starck aceitou o desafio e reinventou a peça usando ergonomia e um design bem simples e elegante. Diz que foi inspirado pela “essência do utensílio” e também pela cozinha de sua avó, uma professora de matemática na França que usava na cozinha o L’Econome no dia a dia.

Além do descascador, Starck também introduziu uma linha inteira de utensílios de cozinha e talheres simples e elegantes para a Degrenne. Chamados “The Tools of the Kitchen”, a coleção de utensílios contêm outro descascador de legumes e quatro facas. Cada uma é disponível em seis cores diferentes e em plástico opaco ou aço inox.

Já a coleção de talheres, batizada “L’e Starck”, também vem nas mesmas opções de acabamento e em cores inspiradas por produtos locais, como a trufa negra, a alcachofra e o nabo.

Curiosidade: todos os produtos da parceria Starck + Degrenne vêm em embalagens recicladas de papel. Pontos para eles!