Estilo Industrial

Hoje o A Cor da Casa volta a falar sobre mais uma tendência que reina nesta 27ª  edição da CASACOR Rio, sediada no edifício AQWA Corporate. Nas últimas semanas falamos do conceito do Slow Living, do tom Millennial Pink e das formas arredondadas do mobiliário – todas essas tendências que podem ser observadas em diversos espaços da mostra. Além disso, podemos notar também que os arquitetos usaram e abusaram de materiais simples como o tijolo e o concreto para compor os espaços, criando assim um estilo industrial – uma tendência global na arquitetura e decoração. As tubulações aparentes e o uso da madeira e do metal são outros elementos usados como recurso para criar ambientes bem contemporâneos.

industrial foto 1A

industrial foto 1B

No “Lounge Tiffany & Co.”, assinado por Joy Garrido, a coleção HardWare da joalheria americana serviu como inspiração para a criação do projeto. O clima industrial nova iorquino contracena com o requinte do veludo e do mármore e metais polidos do espaço. O teto mostra vigas e tubulações aparentes.

industrial foto 2A

industrial foto 2B

No “Loft Cosmopolita”, do Coletivo Sartore_Arq_Etc, de Alessandro Sartore, Arthur Falcão, Fabiana Gonçalves e João M. Schiewe, a proposta foi derrubar paredes e criar um loft com espaços integrados, usando bastante madeira e cimento. O resultado foi um ambiente globalizado, que poderia existir em qualquer grande capital cosmopolita.

industrial foto 3A

industrial foto 3B

O Studio Ro+Ca, de Rodrigo Béze, Carlos Carvalho e Caio Carvalho, assina o Loft (U), criado para um casal sem gênero nem rótulos,  mergulha no estilo industrial para compor o ambiente. O loft exibe as estruturas do edifício expostas, piso ora cimentado, ora de madeira, divisórias que delimitam espaços em ferro e vidro canelado.

industrial foto 4A

industrial foto 4B

 Luiza Bottino e Valeska Ulm assinam o “Espaço Tem.po” da mostra, criando uma narrativa entre o passado e o presente. Os principais materiais usados são o concreto, usado em paredes, piso e um extenso banco construído próximo à parede de vidro, o tijolo, também em paredes, e a madeira, em móveis, prateleiras e no teto.

Fotos: André Nazareth

A CASACOR Rio de Janeiro fica em cartaz até 03 de dezembro, de terça a domingo, das 12h às 21h, no AQWA Corporate -Av. Oscar Niemeyer, 2.000 – Porto Maravilha.