Rosa é o novo Preto

Quem já teve a oportunidade de visitar a 27ª  edição da CASACOR Rio, sediada esse ano no edifício comercial AQWA Corporate, grandioso projeto do escritório londrino Foster + Partners, pode ter percebido uma tendência entre as cores dos ambientes. A cor-de-rosa, em seus mais variados tons, em especial os mais claros, nudes, envelhecidos e “candy colors”, marcam presença na mostra deste ano. A tendência começou a ser observada em 2016, quando a Pantone anunciou que a cor do ano seria o Rose Quartz, tom bem clarinho e pálido:

De lá para cá, passamos a ver esse tom com cada vez mais frequência no mundo da moda e do design. Em 2017, o tom passou a ser chamado – entre os íntimos – de Millennial Pink, e foi quase que unanimidade das Fashion Weeks do mundo.

Essa tendência global da “volta do rosa” fica em evidência em alguns dos ambientes da CASACOR Rio em particular. O A Cor da Casa faz um passeio pelos ambientes que mostram que o Rosa é o novo Preto.

 

As poltronas rosas no “Loft (U)” do Studio Ro+Ca; assinado por Rodrigo Béze, Carlos Carvalho e Caio Carvalho, com a proposta de ser um ambiente Unisex, que agrada a todos os gêneros.

O sofá e outros elementos no “Apartamento Y”, de Monique Pampolha e Hannah Cabral (Studio MH Arquitetura), criado para um casal descolado da geração Y.

Os nichos da estante com estrutura de ferro no espaço “Box 21”, de Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida (Beta Arquitetura), inspirado nos lofts nova-iorquinos e desenhado para um empresário paulista, que vive na ponte aérea e aprecia música e arte.

As poltronas e os pufes do espaço “Cinema + Arte”, de Bianca da Hora e Jacira Pinheiro, onde tons candy colors evidenciam a feminilidade.

Claudia Pimenta e Patricia Franco assinam o “Loft da Executiva”, que tem o pink millennial, um tom de nude rosado, como cor-chave da decoração, permeando entre o bronze, branco e toques de preto.

A CASACOR Rio de Janeiro fica em cartaz até 30 de novembro, de terça a domingo, das 12h às 21h, no AQWA Corporate -Av. Oscar Niemeyer, 2.000 – Porto Maravilha.