Up in the Sky

O A Cor da Casa passeia hoje pelo skyline do Rio através do projeto do bar da CASACOR Rio. Operado pelo Cooking Buffet, de Adriana Mattar e Ana Cecília Gros, e com projeto arquitetônico de Caco Borges e Mauricio Prochnik, o “Sky Line Bar” promete ser um point must de visitação nesta  27ª edição da CASACOR Rio.

Caco Borges e Mauricio estudaram a fundo o projeto do Foster + Partners e todos os seus ângulos para criar um projeto de arquitetura para o “Sky Line Bar” que se relacionasse com o AQWA Corporate, prédio onde a CASACOR Rio está sendo hospedada em 2017.

Caco Borges e Mauricio Prochnik assinam o “Sky Line Bar”

Surge assim uma estrutura de bar central, de porcelanato ônix, com um desenho que remete ao do AQWA − suas paredes são, inclusive, levemente inclinadas, assim como as do empreendimento. Ao seu redor, vários ambientes de estar com sofás, poltronas, pufes e mesas de apoio, de estilo contemporâneo, estão distribuídos pelo salão de 355 m². Eles são setorizados por meio de tapetes − de fibra sintética, que se adequam bem a locais de alto tráfego.

Para quem for só tomar um drinque e quiser desfrutar da vista, a dupla planejou um balcão colado ao vidro da fachada, para apoio dos copos. Também há mesinhas altas com banquetas distribuídas pelo salão. Assim, o clima é ao mesmo tempo de american bar, de pub inglês e de boteco. No teto, módulos de forro de telas metálicas com formas geométricas demarcam espaços, mas sem intenção de esconder os elementos construtivos do prédio − o bar ganha um ar industrial com as tubulações aparentes.

Duas divertidas esculturas de Patrícia Secco prometem ganhar a atenção da clientela. Uma delas é um homem de arame, em tamanho natural, de pé, no bar, tomando um drinque. A outra é um balde que despeja gelo, também de arame, sobre um dos lounges.

Dois jardins verticais, com plantas desidratadas, criados por Simone Granjeiro conversam com a paisagem do Rio de Janeiro. Tudo isso valorizado pelo projeto de iluminação elegante de Fernanda Vasconcellos.

Fotos: André Nazareth

A CASA COR Rio de Janeiro fica em cartaz até 30 de novembro, de terça a domingo, das 12h às 21h, no AQWA Corporate -Av. Oscar Niemeyer, 2.000 – Porto Maravilha.