De Fora do Rio

Uma mineira e um baiano que participam pela primeira vez da CASACOR Rio. Estamos falando de Laura Santos e David Bastos, que na verdade (verdadeira), são nascidos no Rio. Mas, a vida os levou para Belo Horizonte e Salvador, respectivamente, onde desenvolveram suas carreiras como designer de interiores e arquiteto. Esse ano, estreiam em grande estilo na 27ª CASACOR Rio, trazendo influências do resto do Brasil para dentro da mostra.

David Bastos e Laura Santos  

David Bastos, é um dos mais renomados arquitetos de Salvador, conhecido por aliar a alma baiana ao estilo contemporâneo de ponta. Suas raízes são nítidas em seus projetos, que trazem o respeito à natureza, o conforto e a informalidade para dentro das casas e ambientes que decora.

Na CASACOR Rio assina o Observatório, um espaço amplo, parte coberto e parte descoberto, com visibilidade de todo o entorno. David criou um mirante arquitetônico atemporal, composto por um paisagismo assimétrico e harmonizado com peças assinadas pela renomada designer italiana Paola Lenti. Como uma varanda tropical e convidativa, o espaço tem chaises, namoradeiras, um sofá em L com chaise na ponta, poltronas, pufes e mesas de apoio de alturas diferentes, além de uma mesa com duas cadeiras para café da manhã, tudo com o desenho leve e arrojado de Paola Lenti, com suas linhas irregulares e dinâmicas que trabalham a espacialidade do ambiente outdoor. David trabalha com blocos de cores escuras e tons cítricos, fazendo um contraponto criativo: cinza, rosa, verde água, azul petróleo.

“Observatório”, assinado por David Bastos

Quando chamada para participar da CASACOR Rio assinando o Networking Living, a premiada designer de interiores Laura Santos tinha uma certeza: não queria criar um ambiente frio e sisudo- termos associados à espaços corporativos. Para ela, o living precisava ser acolhedor e com toque de casa. Dito e feito.

“Esta é a tendência corporativa que nosso ambiente retrata. Versátil, a concepção desse tipo de layout pode ser aplicada em todas as áreas da empresa, desde a recepção até a área de produção, sendo outro destaque do projeto”, conta Laura.

Inspirada nas empresas atuais, que cada vez mais se preocupam com o bem-estar dos

profissionais, criando ambientes confortáveis e que estimulem a produtividade e a

interação, surge a proposta do Network Living. O piso de concreto e as tubulações aparentes são mantidas: além de ser um conceito industrial, o projeto foca no essencial − o conforto proporcionado pelo mobiliário. Para as reuniões, o espaço tem mesa Legg, de Jader Almeida, com tampo em mármore nero preto fosco, com cadeiras Herman Miller. Ao lado, Laura criou um ambiente de projeções com poltrona Xibô, de Sérgio Rodrigues, de couro nas cores laranja e preta, e poltrona Anel, de Ricardo Fasanello de couro caramelo, com o Sofá Dora, de couro preto, de Jader Almeida. Um grande sofá de linho cinza atravessa todo o espaço até chegar a um cantinho com duas poltronas Mole, de couro, de Sérgio Rodrigues. Um tapete com dimensão 12x9m, com estampa geométrica, foi desenhado pela própria Laura para o espaço. Um díptico, com fotografia de Daniel Mansur, e um tríptico de 6m, retratando a beleza, muitas vezes escondida, do Porto, do artista plástico Eduardo Ventura, completam a decoração.

“Network Living”, assinado por Laura Santos

Fotos: André Nazareth

A CASA COR Rio de Janeiro fica em cartaz até 30 de novembro, de terça a domingo, das 12h às 21h, no AQWA Corporate -Av. Oscar Niemeyer, 2.000 – Porto Maravilha.