Selfie com Jeff Koons

Um dos artistas plásticos contemporâneos mais cobiçados do mercado acaba de fechar uma parceria com um dos aplicativos sociais mais cobiçados pela juventude. A dupla em foco é: Jeff Koons e Snapchat, que criaram uma experiência artística visual que viralizou em poucos dias depois de ser anunciada na última terça-feira. Através dessa colaboração pioneira, esculturas gigantes feitas pelo artista americano como “Ballon Dog”, “Rabbit” e “Play-Doh”, poderão fazer parte da próxima selfie que você for tirar na Praia de Copacabana. Quer saber como?

A escultura virtual de Jeff Koons no Central Park

Através da tecnologia conhecida como Realidade Aumentada (RA), as famosa esculturas de Koons estão sendo virtualmente projetadas em locais turísticos do mundo. Os locais escolhidos foram: a Praia de Copacabana, o Central Park, em Nova York, o Roundhouse Park, em Toronto, a Sydney Opera House, na Austrália, a Torre Eiffel, em Paris, o Millenium Park, em Chicago, o National Mall, em Washington, o Venice Boardwalk, em Los Angeles e o Hyde Park, em Londres.

É simples assim: quando alguém for tirar uma foto em um desses locais para postar no Snapchat, uma opção é oferecida para o usuário para incluir a escultura virtual de Koons no fundo da foto. Ou seja, o usuário pode pousar e interagir com a escultura, sem que ela esteja de verdade naquele local.

Essa é a primeira vez que o Snapchat fecha parceria com um artista plástico, abrindo o caminho para muitas outras futuras colaborações. Para que a postagem seja possível, é necessário que o usuário esteja a pelo menos 300 metros do local marcado virtualmente pelo aplicativo como “o” lugar onde a escultura está virtualmente localizada.

… Na Sydney Opera House

 … No Champs de Mars, em Paris

… Na Venice Beach de Los Angeles

A ação é considerada revolucionária e revoltante ao mesmo tempo, por críticos da arte e da tecnologia. Revolucionária por permitir e proporcionar uma experiência artística e um contato com a arte de pessoas que não tem acesso a obras extraordinárias como as de Jeff Koons. Revoltante por que o fato de serem esculturas virtuais, tiram atenção daquilo que de fato é real ao redor das pessoas.

E assim ficam os locais onde as pessoas tiram fotos com fundos virtuais!

Para saber mais sobre essa parceria e suas infinitas possibilidades, visite o site do Snapchat.